17 de set. de 2011

Tweets da Semana (10 - 16/09) e a polêmica do IPI (de novo)

Nesta semana o Chevrolet Cruze foi lançado (aliás, a semana era para ser dele), e no post de primeiras impressões comentei a ideia de compará-lo ao Hyundai Elantra, que chega também ainda esse mês. Seria uma briga difícil para o americano. Seria.
Com o aumento - que é de 30 pontos percentuais - do IPI (válido para todos os carros novos vendidos no país, mas com desconto para aqueles que têm alto nível de nacionalização, ou seja, na prática, só os importados serão prejudicados), o Elantra perde toda a sua competitividade. Assim como tantos outros modelos, como o Kia Picanto.

É errado carros que são produzidos aqui serem tão mais caros do que outros que são produzidos na Coreia do Sul? Sim. Mas com a brutal diferença que existirá agora, isso irá aumentar ainda mais. As marcas que produzem aqui irão se acomodar novamente, e o "efeito JAC", que fez montadoras como a Ford baixarem seus preços, serão anulados aos poucos. Ou seja, no final, quem perderá (como sempre) será o consumidor.


Além de tudo isso, quando lemos as notícias por aí, temos a impressão de o governo ter "jogado sujo", detalhe: em parceria com as montadoras "nacionais". Prazos e regras parecem não terem sido respeitados e essa história ainda vai ter alguns capítulos. Acompanhe os primeiros e outros assuntos nos Tweets da Semana.


Sábado, 10 de Setembro
Como uma Ferrari será em 2025? 


Domingo, 11 de Setembro
Chevrolet Cruze: bom a ponto de ser o "novo Corolla"? 


Segunda, 12 de Setembro
GM e BMW desenvolverão novos motores em parceria  [via UOL]


Depois de brigas por causa da Fiat (antiga parceira) e de discorda em decisões, a Suzuki deu a entender que quer desfazer parceria com a VW.


Terça, 13 de Setembro
Salão de Frankfurt: Seis variantes do subcompacto Up! da Volkswagen  [via UOL]


Carros a diesel mais próximos da realidade no Brasil  [via Autoesporte]


Alfa Romeo confirma 4C para 2013  [via UOL]


O presidente da VW do Brasil anunciou investimento para duplicação ou construção de nova fábrica por aqui; o foco deve ser a produção do UP!

Salão de Frankfurt: Maserati mostrou SUV como conceito, o Kubang. Baseado no Grand Cherokee, mudou bastante (veja acima).


Quarta, 14 de Setembro
Chevrolet estuda a venda do Sonic no Brasil   [via G1 Carros]


Comercial do Fiat 500 compara o compacto com o Chrysler 300: .


Segundo MotorDream, a Alfa atrasou mais uma vez seus planos, e chega aos EUA apenas em 2013. 
Ainda segundo o site, o possível SUV da marca pode ter sido cancelado, para o projeto de um sedã com tração traseira.


Também foram divulgadas novidades para o sedã Giulia: o projeto sofre mais um atraso por causa de seu desenho. Sergio Marchionne o reprovou pela terceira vez, e o sedã deve chegar, no mínimo, em 2014.


Quinta, 15 de Setembro
A vida dos importados acaba de ficar mais difícil: o governo elevou IPI de importados em até 55%  [via Autoesporte]


Sexta, 16 de Setembro
Importadoras de carros vão à Justiça contra aumento imediato do IPI  [via UOL]


Aumento do IPI: Veja alguns carros que podem ser afetados.  [via ]
Hyundai i30 é o líder do seguimento. Será que a posição está ameaçada?
A chinesa JAC Motors disse que tem estoque suficiente para manter os mesmos preços por um bom tempo ainda. A Kia disse que o estoque atual deverá durar até o fim desse mês. A Hyundai ainda não se pronunciou. 


O problema é que as vendas vão aumentar rapidinho com a notícia, e tudo indica que o estoque não durará tanto assim quanto as montadoras estão falando. Por isso, se você quer algum carro que será afetado, é melhor correr.


A Abeiva, associação dos importados (da qual a Hyundai não faz parte), divulgou neste sábado uma carta aberta à Presidência, e pede que o decreto seja revisto. Confira na íntegra:
"Fomos surpreendidos na tarde de quinta-feira, 15 de setembro, por uma mudança no regime automotivo que fere os interesses do consumidor, as normas básicas do comércio internacional e a Constituição Brasileira. 
O aumento de 30 pontos percentuais na alíquota do IPI representa na verdade um acréscimo de 120% a 428% sobre as alíquotas ate então vigentes. Significa uma ação protecionista às montadoras locais (que são as maiores importadoras ) e ao mesmo tempo inviabiliza comercialmente o setor de importação de veículos automotores. 
Os carros importados pelas 27 marcas que não possuem fábrica no Brasil representam apenas 5,8% do mercado brasileiro no acumulado de janeiro a agosto último. E se considerarmos somente os produtos de nossas associadas que concorrem diretamente com a indústria local, ou seja, até R$ 60 mil por carro, a participação dos importados da Abeiva cai para 3,3%. Logo, argumentar que estas medidas restritivas a veiculos importados proporcionam geração de empregos aos brasileiros é insustentável. 
Os carros importados nesta faixa de preço estabelecem um parâmetro mais equilibrado de preços, proporcionando ao consumidor brasileiro acesso a novas tecnologias com condições de mercado mais competitivas. 
Assim a Abeiva, confiando no bom senso do governo brasileiro, solicita que o decreto 7567 seja revisto de acordo com a Constituição brasileira e observando as leis internacionais do livre comércio".
Kia Picanto, entre outros - como Hyundai i30 (líder do seguimento de hatches médios), devem ser prejudicados.


Veja Também:
Chevrolet Cruze: bom a ponto de ser o "novo Corolla"?
Kia lança Novo Picanto no Brasil: completo, bom preço e agora, com design

_______________________________________________________________________________________
Conteúdo do perfil @FVCNoticias   |   Outra (s) Fonte (s): Autoesporte     |     Folha de S. Paulo     |   Interpress Motor

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)