17 de set de 2011

Tweets da Semana (10 - 16/09) e a polêmica do IPI (de novo)

Nesta semana o Chevrolet Cruze foi lançado (aliás, a semana era para ser dele), e no post de primeiras impressões comentei a ideia de compará-lo ao Hyundai Elantra, que chega também ainda esse mês. Seria uma briga difícil para o americano. Seria.
Com o aumento - que é de 30 pontos percentuais - do IPI (válido para todos os carros novos vendidos no país, mas com desconto para aqueles que têm alto nível de nacionalização, ou seja, na prática, só os importados serão prejudicados), o Elantra perde toda a sua competitividade. Assim como tantos outros modelos, como o Kia Picanto.

É errado carros que são produzidos aqui serem tão mais caros do que outros que são produzidos na Coreia do Sul? Sim. Mas com a brutal diferença que existirá agora, isso irá aumentar ainda mais. As marcas que produzem aqui irão se acomodar novamente, e o "efeito JAC", que fez montadoras como a Ford baixarem seus preços, serão anulados aos poucos. Ou seja, no final, quem perderá (como sempre) será o consumidor.


Além de tudo isso, quando lemos as notícias por aí, temos a impressão de o governo ter "jogado sujo", detalhe: em parceria com as montadoras "nacionais". Prazos e regras parecem não terem sido respeitados e essa história ainda vai ter alguns capítulos. Acompanhe os primeiros e outros assuntos nos Tweets da Semana.


Sábado, 10 de Setembro
Como uma Ferrari será em 2025? 


Domingo, 11 de Setembro
Chevrolet Cruze: bom a ponto de ser o "novo Corolla"? 


Segunda, 12 de Setembro
GM e BMW desenvolverão novos motores em parceria  [via UOL]


Depois de brigas por causa da Fiat (antiga parceira) e de discorda em decisões, a Suzuki deu a entender que quer desfazer parceria com a VW.


Terça, 13 de Setembro
Salão de Frankfurt: Seis variantes do subcompacto Up! da Volkswagen  [via UOL]


Carros a diesel mais próximos da realidade no Brasil  [via Autoesporte]


Alfa Romeo confirma 4C para 2013  [via UOL]


O presidente da VW do Brasil anunciou investimento para duplicação ou construção de nova fábrica por aqui; o foco deve ser a produção do UP!

Salão de Frankfurt: Maserati mostrou SUV como conceito, o Kubang. Baseado no Grand Cherokee, mudou bastante (veja acima).


Quarta, 14 de Setembro
Chevrolet estuda a venda do Sonic no Brasil   [via G1 Carros]


Comercial do Fiat 500 compara o compacto com o Chrysler 300: .


Segundo MotorDream, a Alfa atrasou mais uma vez seus planos, e chega aos EUA apenas em 2013. 
Ainda segundo o site, o possível SUV da marca pode ter sido cancelado, para o projeto de um sedã com tração traseira.


Também foram divulgadas novidades para o sedã Giulia: o projeto sofre mais um atraso por causa de seu desenho. Sergio Marchionne o reprovou pela terceira vez, e o sedã deve chegar, no mínimo, em 2014.


Quinta, 15 de Setembro
A vida dos importados acaba de ficar mais difícil: o governo elevou IPI de importados em até 55%  [via Autoesporte]


Sexta, 16 de Setembro
Importadoras de carros vão à Justiça contra aumento imediato do IPI  [via UOL]


Aumento do IPI: Veja alguns carros que podem ser afetados.  [via ]
Hyundai i30 é o líder do seguimento. Será que a posição está ameaçada?
A chinesa JAC Motors disse que tem estoque suficiente para manter os mesmos preços por um bom tempo ainda. A Kia disse que o estoque atual deverá durar até o fim desse mês. A Hyundai ainda não se pronunciou. 


O problema é que as vendas vão aumentar rapidinho com a notícia, e tudo indica que o estoque não durará tanto assim quanto as montadoras estão falando. Por isso, se você quer algum carro que será afetado, é melhor correr.


A Abeiva, associação dos importados (da qual a Hyundai não faz parte), divulgou neste sábado uma carta aberta à Presidência, e pede que o decreto seja revisto. Confira na íntegra:
"Fomos surpreendidos na tarde de quinta-feira, 15 de setembro, por uma mudança no regime automotivo que fere os interesses do consumidor, as normas básicas do comércio internacional e a Constituição Brasileira. 
O aumento de 30 pontos percentuais na alíquota do IPI representa na verdade um acréscimo de 120% a 428% sobre as alíquotas ate então vigentes. Significa uma ação protecionista às montadoras locais (que são as maiores importadoras ) e ao mesmo tempo inviabiliza comercialmente o setor de importação de veículos automotores. 
Os carros importados pelas 27 marcas que não possuem fábrica no Brasil representam apenas 5,8% do mercado brasileiro no acumulado de janeiro a agosto último. E se considerarmos somente os produtos de nossas associadas que concorrem diretamente com a indústria local, ou seja, até R$ 60 mil por carro, a participação dos importados da Abeiva cai para 3,3%. Logo, argumentar que estas medidas restritivas a veiculos importados proporcionam geração de empregos aos brasileiros é insustentável. 
Os carros importados nesta faixa de preço estabelecem um parâmetro mais equilibrado de preços, proporcionando ao consumidor brasileiro acesso a novas tecnologias com condições de mercado mais competitivas. 
Assim a Abeiva, confiando no bom senso do governo brasileiro, solicita que o decreto 7567 seja revisto de acordo com a Constituição brasileira e observando as leis internacionais do livre comércio".
Kia Picanto, entre outros - como Hyundai i30 (líder do seguimento de hatches médios), devem ser prejudicados.


Veja Também:
Chevrolet Cruze: bom a ponto de ser o "novo Corolla"?
Kia lança Novo Picanto no Brasil: completo, bom preço e agora, com design

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