6 de out. de 2011

New Fiesta Hatch chega muito caro para alcançar o que o sedã não conseguiu

A estratégia da Ford, ultimamente, é apostar em seus sedãs. E a estratégia da Ford tem falhado. No lançamento do Focus, disseram que o sedã iria vender mais que o hatch, resultado: não sai da oitava posição, atrás até do Nissan Sentra. Com o New Fiesta, a estratégia se repetiu: o sedã veio primeiro porque tinha mais chances, resultado: fracasso de novo. Mas será que o hatch terá força para se tornar um novo Focus hatch (que fica atrás apenas de Hyundai i30)?

Veja mais fotos do New Fiesta Hatch no Facebook do FVC!
Eu apostaria em um sonoro não, já que a Ford está "metendo a faca" no preço do New Fiesta Hatch. Preço, diga-se de passagem, de hatch médio, sendo que ele é um "compacto premium" (categoria "exclusiva" do Brasil). Se você compará-lo com os concorrentes dele, são quase R$ 10.000 de diferença! E ele não tem a justificativa de ser completo, porque em sua versão de entrada, não tem ABS nem airbag.
A principal diferença do hatch para o sedã, na dianteira, é na grade. Aqui, ela é da cor do carro.
O Fiesta chega em versão única, a SE, mas que tem três configurações possíveis: por R$ 48.950 (entrada), traz ar-condicionado; direção, vidros, travas e espelhos elétricos; rodas de liga leve de 15 polegadas; CD-player/MP3 com seis alto-falantes; computador de bordo; e alarme. 


Por R$ 51.950 (intermediária), a versão acrescenta ABS; controle eletrônico de estabilidade (ESC); controle de tração (TCS); HLA - Hill Holder (assistente de partida em rampa); airbag duplo; e sistema multimídia Sync com comando de voz em português. Esse deveria ser, pelo menos, o pacote de entrada com os R$ 48.950 no lugar do pacote escolhido pela marca.

Já por R$ 54.950 (top), o carro tem sete airbags que serão prometidos pela campanha de publicidade; bancos de couro; descansa-braço; rodas de liga de 16 polegadas; espelhos retrovisores com luzes indicadoras e aquecedor; e luzes auxiliadoras em LEDs (substituindo os faróis de neblina), com fundo prateado.
Versão top tem LEDs, piscas no retrovisor com aquecimento, rodas maiores e preço de hatch médio.
Onde já se viu um compacto premium chegar a R$ 55.000?! O próprio Ford Focus começa em R$ 54.790, e um Fiat Bravo, R$ 56.840. São carros maiores, mais prestigiados e que dão muito mais status. Só para efeito de comparação, o Fiesta leva 290 litros no porta-malas (na média do segmento dele), um Fiat Bravo leva 400!

O New Fiesta é bonito? Sim, ele é lindo. Aliás, é muito mais bonito que o sedã, com uma traseira mal-resolvida e que não agradou ao brasileiro (particularmente, também não gosto). O hatch é muito mais bonito porque tem harmonia em suas linhas. Ele é moderno? Sim, ele é um carro global da Ford, assim como o Cruze é para a Chevrolet
O design do hatch é mais harmônico do que o do sedã.
O motor dele é moderno? Sim, o 1.6 Sigma Flex de 115 cv (etanol) e 110 cv (gasolina), e que leva o carro à máxima de 190 km/h é tão elogiado quanto de seus concorrentes VW Polo e Fiat Punto (no caso dos E.torQ).

Ele é caro? Sim. Fará sucesso? Dificilmente. E temos que levar em consideração: o brasileiro já não foi com a cara do sedã, será que a marca pensa que o preço irá ajudar o hatch a ganhar popularidade no mercado?

_______________________________________________________________________________________
Fontes: Revista Quatro Rodas     |     UOL                                Fotos: UOL     |      Ford/Divulgação

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)