Veja mais fotos do New Fiesta Hatch no Facebook do FVC!Eu apostaria em um sonoro não, já que a Ford está "metendo a faca" no preço do New Fiesta Hatch. Preço, diga-se de passagem, de hatch médio, sendo que ele é um "compacto premium" (categoria "exclusiva" do Brasil). Se você compará-lo com os concorrentes dele, são quase R$ 10.000 de diferença! E ele não tem a justificativa de ser completo, porque em sua versão de entrada, não tem ABS nem airbag.
A principal diferença do hatch para o sedã, na dianteira, é na grade. Aqui, ela é da cor do carro. |
Por R$ 51.950 (intermediária), a versão acrescenta ABS; controle eletrônico de estabilidade (ESC); controle de tração (TCS); HLA - Hill Holder (assistente de partida em rampa); airbag duplo; e sistema multimídia Sync com comando de voz em português. Esse deveria ser, pelo menos, o pacote de entrada com os R$ 48.950 no lugar do pacote escolhido pela marca.
Já por R$ 54.950 (top), o carro tem sete airbags que serão prometidos pela campanha de publicidade; bancos de couro; descansa-braço; rodas de liga de 16 polegadas; espelhos retrovisores com luzes indicadoras e aquecedor; e luzes auxiliadoras em LEDs (substituindo os faróis de neblina), com fundo prateado.
Versão top tem LEDs, piscas no retrovisor com aquecimento, rodas maiores e preço de hatch médio. |
Onde já se viu um compacto premium chegar a R$ 55.000?! O próprio Ford Focus começa em R$ 54.790, e um Fiat Bravo, R$ 56.840. São carros maiores, mais prestigiados e que dão muito mais status. Só para efeito de comparação, o Fiesta leva 290 litros no porta-malas (na média do segmento dele), um Fiat Bravo leva 400!
O New Fiesta é bonito? Sim, ele é lindo. Aliás, é muito mais bonito que o sedã, com uma traseira mal-resolvida e que não agradou ao brasileiro (particularmente, também não gosto). O hatch é muito mais bonito porque tem harmonia em suas linhas. Ele é moderno? Sim, ele é um carro global da Ford, assim como o Cruze é para a Chevrolet.
O design do hatch é mais harmônico do que o do sedã. |
O motor dele é moderno? Sim, o 1.6 Sigma Flex de 115 cv (etanol) e 110 cv (gasolina), e que leva o carro à máxima de 190 km/h é tão elogiado quanto de seus concorrentes VW Polo e Fiat Punto (no caso dos E.torQ).
Ele é caro? Sim. Fará sucesso? Dificilmente. E temos que levar em consideração: o brasileiro já não foi com a cara do sedã, será que a marca pensa que o preço irá ajudar o hatch a ganhar popularidade no mercado?
_______________________________________________________________________________________
Fontes: Revista Quatro Rodas | UOL Fotos: UOL | Ford/Divulgação