21 de nov de 2011

Novo EcoSport melhorará, mas vacila na segurança por conta do estepe; veja projeção [ATUALIZADO com teaser]

Estepe na tampa: o x da questão.
A revista Car and Driver, em parceria com o blog Garagem do João, divulgou as projeções da nova geração do "jipinho" EcoSport, da Ford, que chega ano que vem. Os testes começaram com mulas do New Fiesta (os modelos, mais uma vez, compartilham a mesma base, através da plataforma global B), mas agora já estão na fase dos protótipos, permitindo descobrir um pouco mais de como será o carro.

O FVC agora está no Google+ também! Circule agora mesmo!
Siga o FVC no Twitter!
Curta o FVC Notícias no Facebook! 

A nova geração será vendida também do outro lado do planeta, por isso, podemos esperar algo mais bem acabado. O que possibilitou a venda da "nossa" criação lá fora (o EcoSport é um projeto da Ford brasileira) foram as ótimas vendas do Renault Duster, que acabou de chegar por aqui, e fazendo sucesso (o modelo passou o rival americano na primeira quinzena desse mês, e já tinha estreado muito bem).

O design, que já cansa atualmente, entrará na atual filosofia da Ford, chamada de Kinetic. As linhas são modernas e tentam passar uma ideia de movimento constante. A frente lembra muito, não à toa, os modelos europeus da marca. O carro está menos jipe e mais crossover, o que no meu ponto de vista, não é ruim, mas pode desagradar antigos fãs. Num geral, a impressão é de refinamento, presente nos últimos lançamentos e que demorou à chegar por aqui.

O modelo parece maior, mas é mais impressão mesmo, já que as medidas são muito semelhantes às atuais. Já o motor mudará, o antigo 1.6 Zetec Rocam dará adeus na nova geração e será substituído pelo moderno 1.6 Sigma; o 2.0 Duratec continuará equipando a versão 4WD, com tração 4x4.
Mas nem tudo são maravilhas. A novidade mal é conhecida e já tem um problema: segundo a Quatro Rodas, para a Europa o EcoSport não ganhará estepe na traseira, por questões de segurança. Mas o revoltante é que no Brasil ele será mantido, por questões estéticas, ou seja, "dane-se a segurança dos brasileiros, vamos colocar porque eles gostam e assim vendemos mais". E olha que o carro é igualmente, se não for mais, bonito sem o estepe. A montadora deveria ter tomado uma decisão melhor, mas como o LatinNCAP está só começando por aqui, para que se preocupar, né?

E para ajudar, o projeto, que tem alma brasileira, tem grandes chances de ser apresentado no Salão de Xangai, que acontece em abril do ano que vem, na China.

ATUALIZADO EM 20/12/2011

A Ford divulgou um teaser oficial do novo lançamento global da montadora, que será desvendado não no Salão de Xangai, mas no Salão de Nova Déli, na Índia, que acontece entre 7 e 11 de janeiro. Mas como o carro "é o primeiro carro desenvolvido no Brasil que será mundial", palavras de uma fonte do UOL, haverá uma apresentação aqui no Brasil em 04 de janeiro, para a imprensa e para a presidente Dilma (que ainda não confirmou presença na cerimônia).
Ainda segundo o site, por conta dos últimos acontecimentos, que envolvem imagens vazadas, flagras e projeções e queda em vendas, é que a apresentação oficial do modelo ganhou uma nova data, antecipada. Com isso, a montadora espera que os compradores esperem pela nova geração ao invés de partir para a compra de um Renault Duster.

________________________________________________________________________________________
Fonte: Car and Driver Brasil                                                                Fotos e Projeções: Car and Driver/Garagem do João

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)