Estepe na tampa: o x da questão. |
O FVC agora está no Google+ também! Circule agora mesmo!
Siga o FVC no Twitter!
Curta o FVC Notícias no Facebook!
A nova geração será vendida também do outro lado do planeta, por isso, podemos esperar algo mais bem acabado. O que possibilitou a venda da "nossa" criação lá fora (o EcoSport é um projeto da Ford brasileira) foram as ótimas vendas do Renault Duster, que acabou de chegar por aqui, e fazendo sucesso (o modelo passou o rival americano na primeira quinzena desse mês, e já tinha estreado muito bem).
O design, que já cansa atualmente, entrará na atual filosofia da Ford, chamada de Kinetic. As linhas são modernas e tentam passar uma ideia de movimento constante. A frente lembra muito, não à toa, os modelos europeus da marca. O carro está menos jipe e mais crossover, o que no meu ponto de vista, não é ruim, mas pode desagradar antigos fãs. Num geral, a impressão é de refinamento, presente nos últimos lançamentos e que demorou à chegar por aqui.
O modelo parece maior, mas é mais impressão mesmo, já que as medidas são muito semelhantes às atuais. Já o motor mudará, o antigo 1.6 Zetec Rocam dará adeus na nova geração e será substituído pelo moderno 1.6 Sigma; o 2.0 Duratec continuará equipando a versão 4WD, com tração 4x4.
Mas nem tudo são maravilhas. A novidade mal é conhecida e já tem um problema: segundo a Quatro Rodas, para a Europa o EcoSport não ganhará estepe na traseira, por questões de segurança. Mas o revoltante é que no Brasil ele será mantido, por questões estéticas, ou seja, "dane-se a segurança dos brasileiros, vamos colocar porque eles gostam e assim vendemos mais". E olha que o carro é igualmente, se não for mais, bonito sem o estepe. A montadora deveria ter tomado uma decisão melhor, mas como o LatinNCAP está só começando por aqui, para que se preocupar, né?
E para ajudar, o projeto, que tem alma brasileira, tem grandes chances de ser apresentado no Salão de Xangai, que acontece em abril do ano que vem, na China.
ATUALIZADO EM 20/12/2011
A Ford divulgou um teaser oficial do novo lançamento global da montadora, que será desvendado não no Salão de Xangai, mas no Salão de Nova Déli, na Índia, que acontece entre 7 e 11 de janeiro. Mas como o carro "é o primeiro carro desenvolvido no Brasil que será mundial", palavras de uma fonte do UOL, haverá uma apresentação aqui no Brasil em 04 de janeiro, para a imprensa e para a presidente Dilma (que ainda não confirmou presença na cerimônia).
Ainda segundo o site, por conta dos últimos acontecimentos, que envolvem imagens vazadas, flagras e projeções e queda em vendas, é que a apresentação oficial do modelo ganhou uma nova data, antecipada. Com isso, a montadora espera que os compradores esperem pela nova geração ao invés de partir para a compra de um Renault Duster.
________________________________________________________________________________________
Fonte: Car and Driver Brasil Fotos e Projeções: Car and Driver/Garagem do João