Produzido entre os anos 1960 e 1970, o Dodge Dart (antes chamado de "Hornet") volta usando a plataforma do Alfa Romeo Giulietta e com visual inspirado no muscle-car Charger, principalmente na traseira, com sua lanterna quase que interiça. Ele será o primeiro modelo baseado num Fiat para a marca americana, e deve fazer 17 km/l pelo menos, já que a marca italiana fez esse acordo com o governo americano.
Para conseguir isso, o novo sedã deve usar os (também vindos do Grupo Fiat) motores 1.4 MultiAir e 2.4 MultiAir, no caso da versão R/T, mais "venenosa" (e mostrada nas fotos), ambos oriundos do Alfa Giulietta; um 2.0 atualizado da própria Chrysler também é opção. O Dart também deve levar à gama americana o câmbio automático de seis marchas do esportivo italiano, e posteriormente, segundo Quatro Rodas, uma transmissão de nove (!) marchas do grupo ZF.
Quanto ao design, linhas musculosas, vincadas e dinâmicas já podem ser vistas. A marca promete linhas de boa aerodinâmica também. Juntando tudo isso, podemos esperar um modelo que parece ser bem competitivo, o que é bom para a Dodge. Mas melhor ainda para a Fiat, quando o carro ganhar a sua versão italiana como Novo Linea, já visto aqui.
O Salão de Detroit acontece entre os dias 09 e 22 de janeiro, nos EUA. O FVC mostrará os principais destaques.
ATUALIZAÇÃO, 06/12/2011 21h35
A Chrysler marcou para o dia 13 de dezembro o preview do interior do novo sedã. A revelação completa, mais uma vez, fica para o dia 09 de janeiro, no Salão de Detroit.
O que chama atenção é que a marca usou o nome da Alfa Romeo na página de divulgação do carro, dizendo que o sedã possui o "DNA da Alfa Romeo".
ATUALIZAÇÃO 2, 13/12/2011 13h30
Como a Dodge prometeu, as primeiras imagens do interior foram divulgadas hoje e prometem um carro ao mesmo tempo bem acabado e futurista.
Os detalhes vistos nas fotos são em vermelho, mas não se preocupe se você acha uma cor muito forte para o interior de um carro. Segundo a marca, o Dart será bem personalizável (tão quanto ou mais do que o nosso Uno), com 12 opções de pintura e 14 cores para o interior, além de seis diferentes rodas, que se juntam aos três motores diferentes e as três opções de câmbio.
Interior futurista pode sercomparar ao do Honda Civic. |
O novo sedã da Dodge parece ser bem animador. A imprensa (e quem gosta de carro) está ansiosa para descobrir mais detalhes desse carro que promete e pode vender bastante, ajudando todo o grupo. Não é a toa que a Chrysler aposta no modelo, que será apresentado dia 09 de janeiro.
Veja Também:
>> Novo Linea será uma versão do novo sedã da Dodge e se inspirará na inovação do Tempra?
>> Novo Dodge parece um Hyundai
________________________________________________________________________________________
Fontes: Chrysler | Quatro Rodas | iCarros | Interpress Motor | Car and Driver | Carsale