13 de dez de 2011

Renault-Nissan: parceria cresce indiscutivelmente no país

Sandero é o modelo mais vendido do grupo.
A parceria da Renault e da Nissan nunca deve ter dado tão certo como está acontecendo agora no Brasil. Ambas as marcas vivem excelentes momentos: enquanto a francesa cresceu cinco vezes mais do que o mercado automobilístico brasileiro, a outra deixou de ser confundida com marca de miojo, como a própria diretoria declarou, para emplacar sucessos de vendas como March e Versa. Mas o que o futuro reserva para que as marcas continuem nesse caminho?

A Renault teve um excelente ano, crescendo 21,6% graças à grandes sucessos. A marca foi a que mais cresceu no país, e ainda emplacou o hatch Sandero no top 10 brasileiro, inclusive chegando muito próximo de carros como Fiat Palio em certos meses. O sedã Logan, que sempre teve boas vendas, também continuou sendo sucesso. Já o Clio, apesar de não ter vendas tão boas, depois que ficou mais barato e ganhou 3 anos de garantia, cresceu em vendas.
Recém-chegado, o SUV Duster encontrou no Brasil o seu segundo maior mercado, apenas atrás da França.
Como se não bastasse, a perua Grand Tour cresceu incríveis 244,5% em 2011, já que ganhou preço de perua compacta com tamanho e equipamentos de média. Outras gratas surpresas foram os lançamentos do sedã Fluence, que no último mês vendeu 1.693 unidades desbancando carros como Hyundai Elantra, e do utilitário esportivo compacto Duster, que assumiu a liderança do seguimento, até então do Ford EcoSport, em seu primeiro mês cheio de vendas. 

Aliás, assim como o EcoSport, é bom a Ford se cuidar, já que até 2016 a meta da francesa é encostar na marca americana, chegando a ter 8% de participação do mercado brasileiro (vale lembra às duas marcas, porém, que a Hyundai não vai facilitar o caminho). Já para o ano que vem, a previsão é de crescer um ponto percentual, atingindo 6,5%. Para isso, a marca já preparou mudanças em sua fábrica: com investimento de 500 milhões de reais, a capacidade deve passar dos 100 mil carros/ano. Além disso, a rede de concessionárias também será fortalecida, passando das 176 de janeiro para 204 até o fim do ano. Nesse ano foram 12 lançamentos, em 2012 serão sete.
Versa é a nova aposta da Nissan, junto com o compacto March. E a aposta vem dando lucros.
Quanto à japonesa Nissan, a maior vitória foi ganhar reconhecimento do público, que antes chegava a confundir a marca com a fabricante de miojo Nissin, passando de cerca de 30.000 unidades para 50.000 em um ano no período janeiro-novembro. Um bom fator que ajudou nisso foi a campanha Pôneis Malditos.

O sucesso também se dá a dois lançamentos: o compacto March e o sedã médio-compacto Versa. O primeiro está vendendo muito bem, no último mês, chegou a mais de 2.000 unidades.

Qual a receita do grupo?

Apesar de vender bem, a parceria não é sinônimo de design na maioria dos casos. Os carros são esquisitos, mas possuem grande apelo econômico e um bom custo-benefício. Os preços básicos são bons e chamam atenção. A garantia, de 3 anos, aplicada na maioria dos modelos, é superior à de muitos concorrentes. Além disso, o espaço é a grande arma de modelos como Versa, Sandero e Logan. Ou até mesmo a "tecnologia e inovação japonesa", que virou arma (e slogan) na batalha de vendas.

O grupo mostrou que o design não é mais tudo no mundo automotivo, pelo menos para a classe média, o que, infelizmente, vem incentivando outras marcas. Será que não dava para unir o design europeu das marcas ao custo-benefício brasileiro? Por favor, Renault-Nissan.

Veja Também:

______________________________________________________________________________________
Fontes: Interpress Motor  |  iCarros  |  Web Motors

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)