2 de jan de 2012

Gol passa Fusca, é o mais vendido do país por 25 anos e pode perder o posto em 2012?

A Volkswagen acaba de quebrar seu próprio recorde: há 25 anos seguidos, o compacto Gol é líder de mercado, já que fechou o ano de 2011 no topo da tabela mais uma vez (os números oficiais ainda não saíram, mas já dá para saber). Com este marco, o carro passa o Fusca, que conseguiu manter o título por 24 anos. Por outro lado, parece que a marca alemã pode perder mais essa liderança já no ano que vem, graças à dobradinha da Fiat, Novo Uno/Palio. Será que a Volks tem pouco a comemorar?
A má previsão para a Volks chegou até a grandes sites, como o UOL. Tudo aponta para que a marca, que já perdeu lideranças como no setor inteiro e nos seguimentos de picapes, stations wagons e sedãs compactos (não por acaso, todas para a Fiat), seja destronada também no topo dos carros mais vendidos, último trunfo da montadora.

No acumulado do ano, o Gol conseguiu vender 293,5 mil carros, contra 273,5 do Uno. São apenas 20 mil carros de diferença, ou seja, "um mês" de vendas! A diferença do Gol para o segundo colocado nunca foi tão pequena como agora. Em 2009, contra o Palio, o hatch da VW conseguiu vender 303 mil carros, contra 203 mil do Palio, uma diferença bem maior do que agora. Para ajudar, o UOL diz que o compacto alemão perdeu a liderança no mês de dezembro para, adivinha quem, o Uno.

O Novo Uno é um sucesso, ninguém pode contestar, ainda mais somado com as vendas do Mille. As suas vendas, quase dois anos depois e um ano antes de seu primeiro facelift, ainda são crescentes, ao contrário do carro alemão, que vem vendo suas vendas caírem desde 2009. A Volks tentará estancar a queda lançando um facelift e a anunciada (mas que nunca chegou) versão duas portas do modelo que, para ajudar a Fiat, só chegarão na metade do ano.
Uno, se é para roubar a liderança do Gol, essa é a hora! (Foto de lançamento da versão 2 portas, que ajudou nas vendas do Uno).
Mas o contra-ataque virá rápido e da maneira que o brasileiro mais gosta: de forma... "adventure". Sim, segundo algumas publicações, a marca italiana não engavetou o projeto de um Uno Adventure, apenas adiou. E fez isso sabiamente, assim, o compacto terá novidades para enfrentar o concorrente atualizado e a chegada da nova versão do irmão Palio, que cresceu.

Contribui ainda para o Uno, o fato de ter mais opções e ser mais barato do que o Gol. Somado as qualidades do Palio (motores organizados, 1.0, 1.4 e 1.6 e um pacote de equipamentos melhor) e aos trêz/quatro meses de espera por novidades no Gol, o que tende a resultar em quedas nas vendas, a previsão pode se realizar, afinal, como vimos, um mês pode ser o diferencial para a liderança, e depois que se chega lá, pode ser difícil de sair.
Palio e Uno, finalmentem virarão "amigos", e podem derrubar o Gol juntos.
A chegada do Novo Palio, é quase certeza, pode ainda diminuir um pouco as vendas do Uno, é verdade, mas como o Gol estará sem novidades, o hatch mais caro da Fiat pode roubar ainda mais compradores do Gol do que do Uno, ou seja, o Uno vai perder mas o Gol irá perder mais. No fim, quem ganhará com isso será o Uno, e a Fiat poderá, enfim, ter um compacto no topo da tabela, sonho da italiana há muito tempo.

Tudo parece ir a favor da Fiat, mas não se esqueça que o Gol é o Gol. E que ele acaba de comemorar 25 anos ininterruptos de liderança.


Veja Também:

>> Uno Adventure?
>> Fiat oficializa chegada do Uno 2P; Preços são R$ 2 mil mais em conta
>> Fiat está lançando mais uma versão do Uno, agora com apelo econômico
>> Com Novo Palio, Fiat dá adeus à um de seus maiores fracassos, e design é o que não falta

Fontes: UOL Carros  |  Jornal do Carro                 Dados: Fenabrave

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)