4 de jan. de 2012

Novo EcoSport é revelado, mas em forma de conceito; e concorrente mini-Captiva também aparece melhor

GM e Ford são concorrentes desde que nasceram, e agora, a rivalidade das marcas vai para um novo seguimento: SUVs compactos de ambas as marcas nascem agora e vão brigar no mundo todo. O Mini-Captiva teve seu visual quase todo revelado. E quem esperava ver o novo Ford EcoSport na sua versão definitiva hoje, ficou desapontado: o carro deu as caras em sua nova geração, mas em forma conceitual, com faróis e lanternas diferenciados e uma grade exagerada. Já é alguma coisa...

Fruto de um projeto global (o novo EcoSport é baseado na plataforma do New Fiesta), o jipinho também será vendido no mundo todo, já que o (ambicioso) plano da montadora americana é ter, até 2015, 100% da sua linha compartilhada globalmente. O plano já pode ser percebido em sua "pré-apresentação mundial", que ocorreu simultaneamente com a indiana.

Essa, junto com a nova geração do modelo, será a arma da Ford para segurar suas vendas por aqui, já que a marca vê Renault e Hyundai com "olho gordo" para cima de sua posição no mercado: quarta colocada, com cerca de 10% de participação, o que parece pouco perante as outras três grandes (Fiat, Volkswagen e Chevrolet estão, todas, na casa dos 20% de participação no mercado).
A apresentação antecipada ao público, com direito a vídeo divulgado nos perfis de redes sociais da marca, tem um explicação mais do que convincente, já que a queda nas vendas do jipe se atende por Renault Duster. Com isso, a marca espera conseguir mostrar para futuros compradores que a nova geração vem aí, e para não comprarem o concorrente, mas esperarem pela nova versão.

O problema? A Ford corre contra o tempo, o modelo ainda não tem data de estreia definida, contanto, deve ser no 2º semestre. Fora isso, as motorizações e preços não foram divulgados, assim como fotos do carro sem a maquiagem de conceito por cima.

O acerto? É justamente mostrar o novo design do carro, mais sofisticado e europeizado, com linhas modernas que, agora, fazem parte da filosfia Kinetic da marca. Com mais cara de crossover do que de SUV, existe algum modo mais eficiente de chamar a atenção do brasileiro do que usando a beleza? E que o carro ficou bonito, isso ninguém pode negar.

Veja vídeos da nova geração do EcoSport:


Por enquanto, é isso. E isso é quase o que toda a imprensa já sabia, a tão pomposa apresentação não adiantou as linhas finais, nem as motorizações, nem os preços. Tudo isso irá ficar para depois. Por enquanto, só podemos falar que o carro é bonito e que a marca tem pressa para lançá-lo.

"Mini-Captiva" irá esquentar a briga entre as americanas

Enquanto isso, nos EUA, a Buick (marca de luxo da GM) divulgou mais uma peça do quebra-cabeça que mostrará o Encore, SUV compacto tido como mini-Captiva que promete brigar com o EcoSport e Duster em várias partes do globo. Esse carro será vendido sob várias marcas do grupo, no Brasil, ficará com a Chevrolet, é só mudar a grade, o resto será praticamente a mesma coisa.

Chegando entre o fim deste ano e começo de 2013, esse carro poderá concorrer com Volkswagen Tiguan, em uma categoria superior. Porém, isso não deve acontecer, já que poderia canabalizar as vendas do Captiva. Mas pode ser que os preços comecem um pouco acima dos dos concorrentes.


Veja Também


>> Opostos da Nova Chevrolet: mini-Captiva e nova minivan são os mais novos exemplos
>> Novo EcoSport melhorará, mas vacila na segurança por conta do estepe


Fontes: Ford  |  UOL Carros  |  Autoesporte  |  Quatro Rodas  |  Car Magazine

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)