Projeto L-0: antes, uma minivan; agora, uma versão grande do 500, feita sob encomenda para os EUA.
|
Mais difícil do que falar sobre minivans é definir o Projeto Ellezero. A marca italiana diz que se trata de "uma minivan espaçosa combinada com um SUV compacto e com a eficiência de um modelo do seguimento B", sem falar no design à la Cinquecento e Novo Panda.
Sendo assim, o 500L (L de "Large", grande em inglês) tem tudo para se diferenciar de todos os outros carros de sua categoria. Com 4,14 metros de comprimento, por 1,78 de largura e 1,66 de altura, a minivan se mostra uma opção jovem, apesar de se inspirar na antiga 600 Multipla (a antiga mesmo, de 1969, não a bizarra que morreu há 2 anos atrás). Por não parecer uma minivan, apesar de ter as carcterísticas de uma, será que o público a aceitará como "a substituta do Idea"?
Há, pelo menos, 50% de chances de que o 500L desembarque por aqui, afinal, como será vendido nos EUA pode ser fabricado no México, e mesmo que o acordo acabe, com as novidades que você vai ver a seguir, a marca terá que encontrar algo para colocar no lugar do Idea, certo? A apresentação oficial será no Salão de Genebra, em março. Talvez a antecedência das fotos seja para fazer o público se acostumar com uma minivan que não parece uma minivan. Se isso é ruim? Absolutamente não.
É, e a Renault vai atacar em mais um segmento. Desenvolvida para países emergentes (e para a Dacia neles) por engenheiros brasileiros, a minivan Lodgy ou Popster (tomara que mantenha o nome europeu, o primeiro) parece ser a variação da linha Logan/Sandero/Duster (plataforma B0) com o visual mais acertado. Sério. O interior se baseia nas linhas dos primos, mas parece ser um pouco melhor também.
A minivan é baseada no sucesso e na engenharia de outra minivan do grupo, a Nissan Livina, que tem dado muito certo por aqui. Por isso, podemos esperar uma versão com cinco lugares e outra com sete, uma utilizando um motor 1.6 (para a de entrada) e a outra um 1.8 vindo da Nissan, segundo Car and Driver.
A Lodgy chega em março na Europa, e tem tudo para ser apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, com vendas ficando para 2013.
A novidade da Chevrolet já pareceu aqui no FVC em alguns posts. Conhecida por PM7, a minivan da marca americana ganhou nome e projeção. Também inspirada pelo sucesso da Livina, a Spin chegará com preço próximo dos R$ 50.000. A frente não ficou tão ruim quanto pensávamos, quero só ver o resto.
O motor de entrada será o 1.4 Econo.Flex, é uma pena que a marca usará o antigo motor 1.8, mas atualizado (que também deve equipar a nova versão do Cobalt), e não o o novo Ecotec do Cruze será para a versão mais cara. É um carro novo, mas o motor é tão jurássico quanto os antigos GMs.
Fontes, fotos e projeções: Divulgação / Car and Driver / Autos Segredos / João Kleber Amaral (para CD)