29 de fev de 2012

Nova Ferrari já chega com o título de modelo de rua mais potente da marca

Apesar de a Ferrari ter conseguido passar o Lamborghini Aventador em potência (700 cv do Lambo, contra 740 da Ferrari)...
Se as linhas simples e com ares do começo da década da Ferrari 599 GTB Fiorano já não empolgavam mais, o mesmo não pode se dizer de sua sucessora, a F12berlinetta. Além de já chegar com o rótulo de Ferrari de rua mais potente já produzida na história, o modelo resgata o design que é marca registrada da italiana, e que estava deixando a desejar ultimamente.

Interior é elegante e esportivo. (Ferrari/Divulgação)
O chassi foi desenhado pela marca em parceria com a Pininfarina e segue as linhas revitalizadoras para a Ferrari, que foram introduzidas na 458 Italia e seguidas na polêmica FF. Com isso, pode-se notar o dinamismo, o bólido passa a impressão de estar em constante movimento, e a imponência é obtida graças a linhas musculosas.
... velocidade máxima (350 x 340 cv) e de 0 a 100 (2,9 x 3,1 s) ainda são inferiores ao maior rival.  (Ferrari/Divulgação)
Para ser a Ferrari de rua mais rápida da história, a marca privilegiou a aerodinâmica traseira (a distribuição de peso ficou 46:54) e, totalizando o peso em 1.525 kg, a nova Ferrari ultrapassa os 340 km/h. Dados ainda mais impressionantes? O de 0 a 100 km/h é alcançado em 3,1 segundos, enquanto o de 0 a 200 é realizado em 8,5 s. O responsável por essas marcas é o o mesmo motor 6.25 V12 da FF, mas a potência foi elevada de 660 para 740 cv a 8.700 rpm, com torque máximo de 70,3 kgfm e câmbio automatizado de sete velocidades, dupla embreagem e diferencial eletrônico.

Ferrari/Divulgação
Antes conhecida por F620, a F12berlinetta, de acordo com a Ferrari, demorou 1min23s para dar uma volta completa na pista de Fiorano, por isso o título de mais rápida. Ainda assim, comparada à 599 GTB, o consumo caiu 30%. O modelo contará com o sistema “Human Machine Interface” (já utilizado na 458 e na FF), permitindo ajustar vários controles por comandos no volante.

Grande estrela da marca em Genebra (a partir da próxima semana), a Ferrari F12 ainda não tem preço oficial, mas especula-se na Europa que seja de aproximadamente 296 mil euros. Mas uma Ferrari que tem o título de a mais potente da história, aliado ao resgate das linhas marcantes vale cada centavo, não?


Fontes: Ferrari/Divulgação / Quatro Rodas / MotorDream / Interpress Motor / G1/Autoesporte

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)