5 de abr. de 2012

Salão de NY: o retorno do Viper e a morte do Veracruz

O 500º post do FVC dá início à cobertura do Salão de Nova York 2012. (Fotos: Divulgação)
A Chrysler quase acabou. A Chrysler decidiu que não era rentável continuar com o Dodge Viper. A Chrysler se juntou à Fiat. A Chrysler voltou a fazer sucesso. A Chrysler decidiu voltar com o Viper. A Chrysler apresentou o Novo Viper na abertura do Salão de Nova York, acrescentando um novo capítulo à história deste ícone americano, que fez até a SRT, até então "apenas" a preparadora oficial do grupo, ser promovida a montadora.

Besteiras foram faladas quando a volta do modelo foi anunciada por conta do projeto ser desenvolvido sob os olhos da Fiat. Esqueça todos os boatos. Tudo aquilo que era ruim no Viper (entenda-se, um interior pobre) foi consertado, e o que era bom foi melhorado. O visual segue a identidade do modelo, com a necessária atualização, deixando a víbora moderna e sem  perder a sua imponência, pelo contrário, o Viper parece estar ainda mais nervoso.
No desenvolvimento da nova versão, a Fiat tomou a decisão acertada de rechear o novo SRT Viper de tecnologia e requinte. O resultado não poderia ser melhor. (Chrysler/Divulgação)
O interior não tem nem comparação com o antigo. Cheio de mimos, os materiais são de alta qualidade (lembra até o de algumas Ferrari), tudo é moderno e o requinte é de se notar, ainda mais em comparação com o antigo. Agora, há uma tela no centro do painel, semelhante à do Dart, com o sistema multimídia. Os instrumentos também mudaram, mas preservaram a história: a clássica imagem de uma víbora no conta-giros ainda está lá.
Carroceria é composta de alumínio (portas) e fibra de carbono (capô, teto e algumas partes), mais aços de baixa e alta resistência, o carro ficou 45% mais leve; rigidez torcional aumentou 50%. (Chrysler/Divulgação)
Outra marca registrada que não poderia deixar de estar presente no retorno do Viper é um motor V10 (o modelo foi o primeiro carro de rua a contar com este tipo de motor). Mas agora são 648 cavalos à disposição de quem conseguir domar a serpente, graças ao motor 8.4 V10, com o pesado torque de 82,8 kgmf. Um desempenho violento. Para ajudar no controle, o Viper teve que passar a oferecer controles de tração e estabilidade. Para os puristas não reclamarem (tanto), porém, a Fiat decidiu manter o câmbio manual, agora, com seis marchas.

Podem falar o que quiser da Fiat, mas a italiana só fez bem à Chrysler e, querendo ou não, os americanos terão que admitir que o Viper é mais um resultado dessa boa aliança.
O logotipo é novo, mas as linhas remetem a antiga versão. O resultado é um Viper atualizado, mas sem perder sua essência. (Chrysler/Divulgação)


























Nova geração do Hyundai Santa Fe aposentará Veracruz também
Podemos dizer que ninguém ficou tão surpreso com as primeiras informações sobre a nova geração do Santa Fe. O problema mesmo era aquele aparelho bucal na grade (que, por um momento, parecia ter desaparecido).

Surpresa mesmo foi quando, no Salão de Nova York, a marca anunciou duas versões diferentes para o carro: a Sport, com cinco lugares, e a de sete, sem sobrenome. A sul-coreana diz que o Veracruz nunca fez muito sucesso nos EUA e, assim, achou melhor fazer uma versão um pouquinho diferente para o Santa Fe, que tem mais nome, que possa suprir o SUV maior. Então tá.
De cima para baixo: versões de sete e de cinco lugares, com alterações visuais. (Hyundai/Divulgação)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)