17 de jul. de 2012

Nissan apresenta Note, o grande rival do Fit


Nissan apresentou seu novo hatch global, o Note. O modelo foi pensado na medida para concorrer com o conterrâneo Honda Fit, que é bem conceituado, assumindo uma silhueta bem próxima do rival, que tem aquele jeito de monovolume. Parece que a hegemonia do japonês da Honda está prestes a acabar, pois a Nissan investiu bastante no carro, e o resultado final é bem agradável.

Ultimamente, a montadora não estava muito preocupada com o design (não é mesmo, Tiida Sedan e Versa?), mas ela sabe que um dos pontos fortes do New Fit é justamente esse e apresenta um resultado bem sólido nesse quesito. Não é nada espetacular, mas sabe quando você vai com a cara do carro? O exterior também segue uma espécie de filosofia ("Squash Line"), baseada no vinco lateral. Além disso, o design é preocupado com a aerodinâmica do carro. A preocupação foi tanta que a marca até produziu um vídeo com os bastidores do projeto, e você pode vê-lo aqui (em inglês).

O nome Note vem de uma minivan  de 2005 que é vendida atualmente na Europa, e é bom ela se preocupar, porque após começar a ser vendido no Japão (a partir de setembro), o hatch vai para o velho continente em 2013, com possibilidade de chegar aqui no Brasil um ano depois, em 2014, utilizando motores 1.6 (do Versa) e 1.8 Flex, segundo Car And Driver.

Falando em motorização, o foco da Nissan nesse ponto não foi menos do que no design. A marca quer entregar um veículo que, além de prático e bonito, também seja eficiente e econômico. Para isso, além do motor do March, a Nissan aposta no downsizing, com um 1.2 de três cilindros turbinado que faz pouco mais de 25 km/l. Nada mal.

Se tem um ponto que pode fazer o Fit se sobressair é o interior. Como herda bastante coisa da linha March/Versa, o aspecto pobre dá uma grande vitória à seu rival, que conta com peças de acabamento melhor, ao invés de plástico duro para todos os lados. Porém, tudo parece ser bem desenhado e moderno.

Apesar dos problemas no interior, o Note tem tudo para ser um grande sucesso. Talvez, ganhe o título de "Fit um pouco mais pobre", mas dependendo do preço e da agressividade da marca, tem tudo para cumprir o seu objetivo com louvor e, até mesmo, deixar essa primeira impressão de lado.


Veja um vídeo feito no evento de apresentação do modelo:




[Nissan/Divulgação // Jornal do Carro // Car And Driver BR]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)