11 de ago. de 2012

Toyota quer ser líder também no Brasil

A nova fábrica da Toyota, terceira no Brasil, custou cerca de 1,2 bilhão de reais e já emprega 1.500 funcionários.




Ultimamente a Toyota vem tendo altos e baixos, e esqueceu um pouco do Brasil com isso. As novidades foram pequenas e, quando apareciam, não tinham tanta cara de novidade como gostaríamos. Mas para se consolidar novamente na liderança mundial, contra GM e Volkswagen, foi preciso acordar para o Brasil. Só agora a montadora foi perceber, baseada em estatísticas, que as vendas do nosso país devem ultrapassar as do Japão (terceiro maior em vendas atualmente) até 2015, então, era bom se mexer para não perder.

Etios é o primeiro Toyota a ter opção de
cor vermelha por aqui.
A japonesa não diz em que posição do mercado quer estar até lá, mas o presidente da Toyota Mercosul, Shunichi Nakanishi, diz que o "objetivo é nos tornarmos uma das maiores montadoras do Brasil ainda nesta década", o que parece um pouco distante para uma marca que tem 2,8% do mercado, atrás da Nissan. 

Versão sedã contará apenas com motor 1.5; hatch também
usará motor 1.3, ambos flex.
Já deve ser meio óbvio que para obter o sucesso o Etios será a arma da marca. É com ele que a Toyota pretende vender o dobro a partir do ano que vem, saindo das 99 mil unidades vendidas em 2011 e chegando à marca de 200 mil.

A nova fábrica, apresentada nesta semana, em Sorocaba (interior de São Paulo) será responsável pela diferença nas vendas, com capacidade para produzir até 400 mil carros por ano. Porém, por enquanto, serão produzidos 70 mil, mesmo número da fábrica de Indaiatuba, a do Corolla.

"Esta família de compactos será responsável pelo plano da Toyota de se alinhar aos líderes no Brasil, pois levará o padrão de qualidade da marca a mais pessoas", Sunichi Nakanishi, presidente da Toyota Brasil.
Com isso, podemos estimar que a Toyota pretende comercializar cerca de 5.500 Etios por mês, colocando o modelo à frente de Ford Ka e Chevrolet Agile. Por aproximadamente R$ 35 mil sem ar condicionado, com um design que não é tão... agradável e longe de ser um "mini Corolla", parece uma meta um pouco difícil. É por isso que a Toyota quis deixar claro que esse preço é apenas "uma ideia", e ainda pode sofrer alterações. Estou na torcida, mas a marca quer passar a imagem de que o Etios é um típico Toyota (o que ele não é) e que, pela qualidade da marca, deve custar um pouco mais caro.
O Etios brasileiro começou a ser produzido na quinta-feira (09/08).
O último japonês compacto lançado no Brasil, o March, tem preços a partir de R$ 26 mil, aproximadamente, e em julho, vendeu 3.842 unidades. Tá certo que o Etios leva o logotipo da Toyota e começa no motor 1.3, mas será que ele vale tudo isso? Ele pode estar com essa marca aí no peito, mas ainda continua sendo feio, pobre, com painel centralizado e, até que a marca confirme, traz pouca coisa de série. É melhor eles terem um trunfo na manga para poderem bater as cinco mil unidades por mês.

Mas na inauguração da fábrica nem tudo dizia respeito ao Etios. A marca também anunciou uma nova fábrica de motores, em Porto Feliz (também no interior de São Paulo) e confirmou a vinda do híbrido Prius, no 2º semestre, para agilizar incentivos do governo brasileiro, além de confirmar a presença do mesmo no Salão do Automóvel de São Paulo. Tudo para dobrar as suas vendas em até dois anos, e em dez, estar presente no mercado brasileiro tanto quanto as líderes. Mais uma para a Ford se preocupar?
No evento de lançamento da fábrica, o presidente mundial da Toyota, Akio Toyoda, esteve presente, assim como Geraldo Alckmin, governador do estado de São Paulo; Fernando Pimental, ministro do Desenvolvimento e o ex-jogador Zico. 




[UOL CARROS // G1/AUTOESPORTE // TOYOTA // FENABRAVE]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)