25 de out de 2012

Salão // As japonesas Honda e Toyota apostando em esportivos

Para cativar o público, Acura aposta no NSX. (Foto: BestCars)



Ambas são japonesas, estão lançando carros para aumentar o volume de vendas e apresentando as suas marcas de luxo ao público. No Salão do AutomóvelHonda Toyota não poderiam ter estrutura mais semelhante para continuarem a acirrada e tradicional disputa que roda o mundo inteiro. Talvez o que mais tenha chamado atenção são as duas marcas de luxo de ambas as empresas também batalhando na mostra.

Se a Toyota decidiu trazer os Lexus, por que não a Honda trazer a Acura? Nada mais natural, certo? Acontece que a divisão de luxo da Honda só chega em 2015, enquanto a da Toyota já está entre nós. A Acura mostrou o ILX, um sedã 2.0 e automático, e o RDX, um utilitário esportivo que vem com motor 3.5 V6 e câmbio automático de seis marchas.

Mas o grande destaque mesmo é o conceito de superesportivo híbrido (com um motor V6 combinado a dois elétricos, compossibilidade de aumentar ou diminuir o torque aplicado a cada roda traseira em curvas, o que melhora a estabilidade) NSX, que começa a ser produzido também em 2015.

Toyota 86. (Foto: BestCars)
Para não ficar atrás, a Toyota também apresentou um grande esportivo o GT-86 (ou simplesmente 86), feito em parceria com a Subaru, utilizando o motor 2.0 de 200 cv da marca. Sem previsão de importação, o GT86 é um cupê 2+2 lugares, com um design que não é típico da marca, por ser bem empolgante.

Toyota IIMO. (Foto: Exame)
Outro que não parece um Toyota é o conceito NS4, mostrado em conjunto com o e IIMO. O primeiro é um híbrido com um sistema de comunicação que conecta pessoas, carros e as ruas. O segundo é um “carro-tablet”, já que traz uma carroceria interativa, como se fosse uma grande tela, possibilitando a projeção de conteúdo e imagens de tablets ou smartphones.

A Toyota ainda apresentou o híbrido Prius, que chegará no ano que vem próximo dos R$ 120 mil, e um conceito (ainda mais) aventureiro para a Hilux.

Fit Twist. (Foto: UOL Carros)





Por falar em aventureiro, a Honda aposta na versão desse estilo para o Fit, chamada de Twist, que chega às lojas no próximo mês custando R$ 57.900 (manual) ou R$ 60.900 (automático). O motor é o mesmo utilizado pela versão regular do hatch com jeito monovolume (1.5), mas molduras para carroceria e caixas de rodas, para-choques, rack de teto, rodas de aro 16 e, cromados no painel e revestimento sintético à prova d'água nos bancos dão uma diferenciação para a versão.

A marca rival da Toyota também mostrou o New New Civic com motor 2.0 Flex One de 155 cv, que chega até março de 2013, substituindo algumas versões que utilizavam motor 1.8. O mesmo deve acontecer com o SUV CR-V, que ganhará motor 2.0 flex em fevereiro. Ano que vem também deve ser lançado o City Sport, apresentado no evento como conceito.


Civic Si. (Foto: UOL Carros)


A Honda também anunciou a volta do Civic Si, agora na versão cupê, exposta no Salão, que foi descontinuada junto com a antiga geração, deixando alguns brasileiros desolados. Ele chega em 2014, mas prepare-se: sem incentivos, pode beirar os 150 mil reais.

[UOL Carros e BestCars]

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)