26 de dez de 2012

Os lançamentos (incluindo os 3 melhores) de 2012

Onix: um dos melhores? (Chevrolet/Divulgação)

Em 2012, tivemos lançamentos de seguimentos variados: de picapes à hatches médios, de hatches de entrada à esportivos, além de sedãs (afinal, foi ano de Salão do Automóvel). Dando continuidade à Retrospectiva do FVC, você irá conferir agora, os lançamentos abordados pelo blog em 2012 e, de quebra, preparamos um pequeno Top 3, com os melhores deles. Acompanhe a seguir, clicando nos links para ir até o post do respectivo lançamento.

Primeiro Semestre


Começamos 2012 falando de picape: a S10, enfim, ganhava sua esperada geração (fevereiro), com projeto moderno e dentro dos novos padrões da marca; se tornou um grande sucesso, abrindo vantagem na liderança do seguimento. A Ferrari também não deixou o ano que está indo embora passar em branco, com o anúncio de seu modelo de rua mais rápido, a F12berlinetta. Em abril, foi a vez de falarmos do Chevrolet Cruze Sport6, que custava (e ainda custa) um absurdo para o seguimento; ainda assim, o FVC avisou que o modelo tinha chances de embarcar no sucesso do sedã. 

S10: um dos maiores lançamentos de 2012. (Chevrolet/Divulgação)
Uma grande decepção foi o novo Toyota Corolla japonês (maio), que parecia ter involuído ao invés de seguir o esperado caminho contrário. Porém, se um sedã asiático decepcionou por causa do visual, não se pode dizer o mesmo de um outro, o Kia Optima (também de abril), que chegou ao Brasil como uma alternativa aos sedãs caretas.


Segundo Semestre


Em julho, enfim, a Fiat conseguiu lançar o Novo Punto; não era nada muito grande, mas o preço pequeno em relação aos exagerados concorrentes Sonic e New Fiesta ajudou o Punto a ganhar destaque aqui no blog, se tornando um dos assuntos mais lidos do ano. Um mês depois (agosto), a Toyota conseguiu se redimir pela decepção que foi o Corolla japonês, com o hatch Auris. E, em setembro, foi a vez da Volkswagen deixar os brasileiros babando pelo seu Novo Golf VII.

Punto: com preço justo, é um dos melhores de seu segmento. (Fiat/Divulgação)

Porém, a marca alemã também apresentou, em outubro, uma atração especialmente para os brasileiros (ok, num primeiro momento, nem tanto assim): a nova geração do Santana, que agora será posicionado num degrau abaixo em sua gama brasileira. Em novembro, a Honda se antecipou e mostrou a nova cara do Civic, para tentar parar de receber críticas da imprensa americana (e de alguns outros países também). Para fechar o ano, a Citroen anunciou a chegada da nave espacial DS5 ao Brasil, na primeira semana de dezembro.


Os melhores do ano


Achou que essa retrospectiva não iria abordar HB20, Onix e companhia? Pois, então, fique sabendo que eles estão entre os melhores posts de lançamentos do FVC, assim como são os mais interessantes carros apresentados em 2012. (Observação: o Etios não entra nessa lista, estamos preparando uma mais adequada para ele; na semana que vem, você poderá saber mais)


3º Lugar: Citroen C3 (agosto)

O C3 entra nessa lista porque, junto com o Punto, está ajudando o segmento a não ser arrastado para o lado negro, com preços exorbitantes. Além disso, ele tem, provavelmente, o melhor custo-benefício para uma versão de entrada no segmento e deixou de ser tão feminino. É uma nova geração, com dois novos motores, e não precisou jogar o preço lá encima como Sonic e New Fiesta fizeram. E posso dizer uma coisa? O C3 é mais competitivo do que eles, sem a menor sombra de dúvida. Veja mais.


2º Lugar: Fiat Grand Siena (março)

O Siena mudou completamente: ficou maior e mais encorpado, ganhou novo nome e também melhorou. Ele é, provavelmente, o melhor carro de seu seguimento (apesar de você não ver muito isso por aí) e explico: se você levar em consideração que ele concorre com Versa e Cobalt, o modelo tem uma excelente lista de itens série, preço competitivo, bom espaço e o melhor, não esqueceu do design como os outros, não é a toa que só perde para o HB20 nesta lista. Veja mais.


1º Lugar: Hyundai HB20 (setembro)

Apesar do design chamativo, o HB20 deve ser, hoje, uma das compras mais racionais do seguimento. Ele tem um bom nível de equipamentos por um bom preço (mas o Onix ainda ganha nele na versão de entrada), um desenho que deve agradar à todos e os melhores motores do seguimento, alinhados à bom acabamento mesmo nas versões de entrada. Isso, sem contar a maior garantia entre os concorrentes, seguro justo e revisão com desconto. Quem achou que ia ser só um rostinho bonito, se enganou: só falta o ABS. Veja mais.


Menção Honrosa: Chevrolet Onix (outubro)

É verdade que o Onix é mais competitivo do que o HB20 (e vem com ABS, item que está faltando no coreano na versão de entrada, por um preço mais em conta), porém, ele falha em alguns pontos e, por isso, não pode ocupar a posição de destaque de seu concorrente. O seu design é polêmico, ainda mais com a traseira de Gol. E o seu acabamento, bem, é uma das maiores decepções, apesar de seu belo desenho interno. Veja mais.


E você, concorda com o Top 3? Deixe sua opinião nos comentários!



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