Novo Sentra: previsão de lançamento para o primeiro semestre. (Nissan/Divulgação) |
13º lugar: Nissan Sentra
O segmento de sedãs médios deve receber bastantes novidades ao longo de 2013 e a Nissan, sabiamente, decidiu não ficar de fora (a montadora também investirá nos sedãs grandes, com a chegada do Altima). O Sentra sempre foi meio esquecido no mercado brasileiro, apesar de sua campanha publicitária de sucesso (é capaz de você lembrar do "não tem cara de tiozão" e se esquecer do modelo), mas agora, em tempos de March e Versa e Pôneis Malditos, a marca tem maior visibilidade, com um modelo que também está mais atraente. Dá para conseguir alcançar certo sucesso.
O Novo Civic tem provável chegada para o fim do ano, como modelo 2014; o motor 2.0, entretanto, estará disponível ainda neste mês. (Honda/Divulgação) |
12º lugar: Novo Civic
A Honda não confirmou a chegada do facelift apresentado para o mercado americano -- apenas a chegada do motor 2.0 para o modelo --, mas todos já dão como certo que o novo visual chega em 2013. Faz sentido: desta lista, quatro novidades são sedãs médios, sem contar os compactos. Será um ano de grande renovação para o seguimento, que contará com um Corolla totalmente novo no início de 2014 (mas que deve ser apresentado em outros mercados ainda neste ano). A Honda terá que se mexer para não ficar para trás, e o visual deste Civic ficou bem melhor do que o atual sem sal.
11º lugar: Chevrolet Tracker
Ano passado, este modelo também deu as caras nessa lista, mas em uma posição muito melhor, 4º lugar. O que aconteceu? Simples: o até então Mini-Captiva estava muito mais recente naquela época e poderia ter sido lançado junto com seu maior inimigo, o novo Ford EcoSport, ao invés disso, a Chevrolet "dormiu no ponto" (a história do super IPI e cotas mexicanas também ajudou, é verdade). Nem mesmo no Salão do Automóvel o modelo esteve presente. Ainda assim, o Tracker tem potencial para mexer com dois segmentos, tanto aquele em que o Duster e o EcoSport brigam pela liderança, quanto no patamar de ix35, Sportage e companhia. A Chevrolet só precisará saber jogar.
10º lugar: Novo Ford Focus
Finalmente a Ford irá lançar a nova geração do Focus no Brasil! A carroceria sedã deve vir primeiro (apesar do fiasco que essa mesma estratégia foi no último lançamento do carro), se tornando mais uma das principais novidades do segmento. A nova geração tem tudo para manter o título de carro completo como a atual, com um design ainda mais atraente, a altura dos sul-coreanos que vêm por aí. O principal trunfo do Focus, porém, pode ser o preço, já que seus rivais terão que repassar o IPI. Basta a Ford não querer adotar a mesma estratégia do New Fiesta, com preços maiores do que a concorrência (e como a GM fez com Sonic e Cruze Sport6), que a liderança do seguimento de hatches médios tem tudo para continuar com o carro, mesmo com as linhas espetaculares do Novo i30.
9º lugar: Novos Logan e Sandero
A Renault conseguiu deixar os seus modelos de entrada bem mais atraentes depois dessa renovação visual, o que pode gerar um reflexo nas vendas, afinal, tanto Logan como Sandero têm um bom custo-benefício e garantia de três anos; a grande rejeição, realmente, se dava por conta do design. Mas e agora? Eles devem continuar com o bom preço, a boa garantia e ampla oferta de espaço, só que com esse visual mais agradável. Certeza de sucesso?
8º lugar: Peugeot 208
O Peugeot 208 é aquele carro que parece impossível não fazer sucesso, com linhas atraentes, bom acabamento interno e modernidade. Porém, quando nos lembramos quem é a sua mãe, a história ganha novos rumos. Isso porque a Peugeot irá posicioná-lo no seguimento de C3, Punto, Polo e Sonic, com um perigoso preço na casa dos 40 mil, segundo Autoesporte. Caro demais? É. Com isso, é certeza que o 207 não morrerá e se tornará o carro de entrada marca. É uma pena que, desse jeito, a montadora francesa pode estar, simplesmente, transformando o 208 no novo Sonic, que prometia demais, mas que não vale o que custa e acabou não virando sucesso em vendas (ainda bem!). Ainda assim, não deixa de ser um dos carros mais aguardados de 2013.
7º lugar: Novo Cerato
O Novo Cerato está maior e mais bonito, o suficiente para bater de frente com os atuais líderes. O problema será o IPI, que fará o carro chegar na faixa dos salgados R$ 70 mil. Ainda assim, será possível abocanhar um quarto lugar no seguimento, por conta de suas lindas linhas, que chamaram a atenção do público no Salão do Automóvel (onde foi apresentado, junto com o Quoris, sedã grande que também chega neste ano). Além disso, ele usará o mesmo motor 1.6 de 128 cv do HB20, o que, se não significa um excelente desempenho, significa que ele é flex e fará seu trabalho na medida certa.
6º lugar: Novo i30
O i30 esteve no Salão (junto com o Novo Santa Fe, que também chega neste ano) e, com a maior certeza, chamou atenção: ele é simplesmente lindo! Pena que vai custar caro por causa do IPI e não terá um desempenho à altura de seu design esportivo, já que também utilizará o motor 1.6 descrito acima, inferior em desempenho ao atual 2.0. Apesar do preço mais alto, assim como com o Cerato, as linhas mais do que atraentes devem dar uma força para impulsionar as vendas do sul-coreano. E, como o Cruze Sport6 é bem caro, o i30 ainda não vai fazer tão feio assim.
Novo Prisma: a previsão de chegada é para o primeiro trimestre, mais precisamente, fevereiro, por R$ 32 mil. (Car And Driver) |
5º lugar: Onix Sedã (provável Novo Prisma)
O Onix Hatch foi lançado com um enorme barulho: bom custo-benefício, um design aceitável para os padrões atuais da GM e o sistema multimídia MyLink, com tela no painel, item indisponível em seus concorrentes. O sedã deve herdar tudo isso (e vir com preço na faixa dos R$ 32 mil), com certeza, apesar de utilizar o nome Prisma (ainda não confirmado), e incomodar o Volkswagen Voyage na busca pelo terceiro lugar em vendas, isso se o Classic não ceder também a segunda posição, como fez com a primeira em 2012.
Hyundai HB20 em versão sedã: previsão de chegada é para o primeiro trimestre, provavelmente, em março. (Car And Driver) |
4º lugar: HB20 Sedã
É, 2013 é o ano dos sedãs (desta lista, 8 dos 13 lançamentos são sedãs ou têm versões nessa carroceria). O HB20 S, como pode se chamar, chega também para fazer frente ao Voyage, com os mesmos atributos da versão hatch. Assim como acontece com o Onix e HB20 hatch, o sedã sul-coreano deve custar mais caro do que o Prisma, até porque pode ter apenas versão 1.6, na busca por concorrer também com Cobalt, Versa e Grand Siena (estes, mais espaçosos).
Ka, agora em versões hatch, sedã e quatro portas: a previsão de chegada é para o fim do ano, por R$ 25 mil. (Car And Driver) |
3º lugar: Novo Ka
Se a chegada do New Fiesta brasileiro pode ser decepcionante, o mesmo não se pode dizer do Novo Ka. Mesmo possivelmente diferente do europeu, chegará maior e mais bonito, além de moderno, feito sob a plataforma do New Fiesta. Com as tão sonhadas quatro portas, matará o Fiesta Rocam de vez (o que seu irmão mais velho não deve conseguir fazer). Ele estará na medida de Uno e Gol e contará com um motor 1.0 baseado no EcoBoost (mas sem a injeção direto e o turbocompressor), além do 1.6 Sigma, o que o fará um dos modelos com melhor custo-benefício em sua faixa, ao estilo Nissan March.
2º lugar: Novo Golf
Não é nem preciso dizer que esse lançamento é uma das maiores incógnitas para 2013. O fato é que, se a Volkswagen decidir não trazer o novo Golf europeu, de sétima geração, muito provavelmente, ela reestilizará o nosso, então, de um jeito ou de outro, pode-se esperar por um Novo Golf em breve. É claro que nada se compara com a nova geração do modelo, e a marca sabe disso, por isso, vem trabalhando para solucionar possíveis problemas que possam surgir. Mas o nosso Golf tem tudo para ser igual ao europeu sim e, com ele, e a Volks até tem chances de brigar pela liderança do seguimento (ou, pelo menos, um terceiro ou segundo lugar), em tempos de super IPI.
1º lugar: Alfa Romeo
Os brasileiros estão esperando por um Novo Golf quase o mesmo tempo que estão esperando para ter os Alfa Romeo de forma digna no Brasil. A rede Fiat os transformou em verdadeiros micos de compra, mas agora, nas mãos da Chrysler, ela tem tudo para voltar em grande estilo, com seus modelos apaixonantes. Os maiores candidatos para marcar essa volta são, claro, Giulietta e MiTo, num primeiro momento. O primeiro é baseado no Bravo (porém, com sofisticações inclusive na estrutura) e o segundo, no Punto. Ambos devem ser equipados com diferentes variações do motor 1.4 16V MultiAir. Pronto para comemorar?
E, você, está aguardando quais atrações para 2013? O que achou da lista, concorda com as posições ou não? Compartilhe sua opinião nos comentários!
[Fontes: Autoesporte, iCarros, MotorDream, iG Carros e Exame]
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