19 de abr de 2013

up! ou Santana, qual VW chega em setembro? E mais: Fox global e flagra do Golf

Santana mais cedo? (Volkswagen/Divulgação)

A Volkswagen costuma guardar muito bem os seus segredos, porém, entre ontem e hoje (19/04) as publicações nacionais conseguiram obter informações valiosas a respeito dos planos futuros da marca (porém, poucas imagens ilustrativas deles, ou seja, flagras). Tirando a linha internacional, a gama da montadora está desatualizada. Se tem um ponto em comum entre as três diferentes fontes que citarei aqui é que a renovação começará em setembro deste ano. Façam as suas apostas: quem puxa a fila, up! ou Santana? Ah, e ainda tem o Golf.

O Carplace diz que o sedã, que volta numa categoria inferior, será adiantado para chegar ainda este ano, em setembro, inclusive, com plano de vendas já apresentado aos revendedores. Já a Autoesporte, diz que o carro chega "no máximo até  o primeiro trimestre de 2014". Esse será o primeiro modelo da tal renovação que a marca precisa, segundo a primeira fonte. Ele trará a nova gama de motores EA-211 mas, no Brasil, apenas o 1.6 16V estará disponível, já flex e com 120 cv (mesma potência do 2.0 do Jetta), em substituição ao 1.6 8V usado atualmente. Um câmbio automático de seis marchas deve ser oferecido. Enquanto isso, a Autosporte ainda diz que um 2.0 de 140 cv também pode ser uma opção.

Não espere luxos do Novo Santana. (VW/Divulgação)
Mantendo a tradição, será difícil flagrar um Santana aqui no Brasil, pelo menos por agora, segundo o site da revista: aparentemente, as unidades têm sido transportadas somente para estradas pouco movimentadas e no interior de caminhões baú! Mas ele será sim fabricado em São Bernardo do Campo (SP). Apesar disso, não se sabe como ele se sairá em termos de custo-benefício.

O Carplace aposta na faixa dos R$ 45 mil, mas não tem como saber o nível de equipamentos por ora. Para efeito de comparação, o Cobalt -- que será seu principal concorrente -- começa nos R$ 39.890, com motor 1.4, direção hidráulica, airbag duplo, freios ABS com EBD, chave canivete e ar-condicionado. Por R$ 42.090, o motor é 1.8. O Polo -- que, mesmo tendo linha 2014 lançada algumas semanas atrás, vai embora em setembro, com ou sem Santana -- vem com tudo isso, mais CD player com MP3 e sensor de estacionamento; o motor é 1.6 (há um 2.0 disponível, assim como câmbio automatizado I-Motion) e o preço, R$ 49.490.

O Santana, que tem 4,47 m de comprimento e 2,60 de entre-eixos, não poderá se apoiar apenas na marca e no nome, precisará ter um bom custo-benefício, já que esse seguimento pede isso. O porta-malas, por exemplo, não será destaque, com 480 litros, já que o do Cobalt tem 563 e o do Grand Siena (que começa na faixa dos R$ 37 mil), 520. O design já foi discutido neste post, e não prejudica, mas também não serve como o ponto mais alto. Portanto, tomara que a Volks pense bem na hora de montar os pacotes do modelo.

O nosso up! será inspirado na versão Skoda do modelo, mais simples do que a europeia e com design igualmente espichado. (Foto: Autoesporte)

Porém, há uma outra teoria, vinda da Autoesporte, de que o carro que puxará a fila de renovação é o up!, e ela faz bastante sentido. O compacto já está na fase final de testes, enquanto realmente não sabemos o que se passa no caso do Santana. O nosso up! será diferente do europeu, maior e mais simplificado, já que a marca não pode errar nesse seguimento, pois, futuramente, segundo a revista, a Volkswagen pretende que o Gol cresça no estilo Sandero, e que o Fox cresça ainda mais, assumindo a faixa do atual Polo e sendo global. Todos os modelos citados usarão novas plataformas globais, NSF (up! e Gol) e MQB (Fox).
Conheça o up! europeu
O up! também trará os novos motores EA-211, mas com versões 1.0 três cilindros (de até 75 cv) e 1.4 16 V (na faixa dos 100 cv). Apesar de começar a ser produzido em setembro, chegará nas revendas em outubro, ainda segundo a revista.

Versão GTI: será?! (VW/Divulgação)

E o Golf?


O Autos Segredos finalmente flagrou um Novo Golf aqui no Brasil. Ele estava com uma capa e, surpreendentemente, possuía apenas duas portas. Vale citar que o modelo estava junto de uma provável mula da nova geração do Passat. Segundo o site, ele começa a ser importado no segundo semestre, na versão Highline com motor 1.4 TSI de 140 cv e câmbio manual de seis marchas ou DSG de sete. Será que, com o tão respeitado nome Golf, o motor "pequeno" não prejudicará no status, como já aconteceu com outros modelos? Por que o brasileiro tem a cisma de que carro médio TEM QUE ter motor 2.0, pelo menos. Quem sabe, o Golf consegue mudar isso?

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Outra questão: ele será importado da Europa, num primeiro momento, e só numa versão que é topo de linha, então, como ficará o preço desse carro? No nível do i30? Esperemos que não. Imagine, então, a versão GTI 2.0 TSI de 220 cv que chegará mais tarde. Diria até que a marca poderá esperar pela recepção que o público vai ter para, então, decidir se fabricará-lo em São José dos Pinhais, como estão especulando, junto com o Audi A3. Mas acho que podemos bater o martelo que teremos sim um Golf em dia com a Europa, é 99% de certeza (digo isso por que o primeiro Fiat Bravo chegou a ter um lote importado, mas que voltou para a Europa, sem nunca chegar às lojas).

O Golf já está entre nós, e fica cada vez mais difícil não acreditar que finalmente tiraremos o atraso. (VW/Divulgação)

Importantes novidades para a Volkswagen, mas também muitas perguntas. O que você acha desse enxurrada de informações?




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