O Fit ganha versão híbrida no Japão, mas por aqui deve continuar com os mesmos motores 1.4 e 1.5. (Honda/Divulgação) |
Nesta sexta (19), a Honda mostrou como ficou a nova geração do Fit. O modelo, que já foi bem esquisito mas se recuperou em sua segunda geração, ganhou (ainda mais) ares de hatch, deixando de lado o estilo "meio minivan". A intenção da marca é fazer frente ao Volkswagen Polo. Com isso, a Honda volta a ter um toque de ousadia em seu design, que decepcionou nos últimos tempos. Não que o Fit tenha continuado normal, ele voltou a ser meio estranho.
Após o New Civic, lançado em 2005 aqui no Brasil, que devastou o segmento de tão ousado e bonito, a marca conseguiu até que se sair bem com seus modelos (o mais bem-sucedido caso é o do New Fit), porém, com a leva que veio depois -- novo New Civic, o facelift do New Fit, o novo CR-V -- o design entristeceu. Os americanos não me deixam mentir. Os japoneses foram tão felizes ao desenhar o Civic que ficou difícil voltar para aquele patamar.
Pontos positivos e negativos deixam o novo visual do Fit, que cresceu 5 cm no entre-eixos, agridoce. (Honda/Divulgação) |
A ousadia, então, parece ter voltado. Mas e o resultado final? Rebuscado. As linhas dianteiras ficaram muito boas e, segundo o artista Toshinobu Minami, foram inspiradas em celulares e internet. O exagero começa nas laterais, com um profundo e pesado vinco, que sai das lanternas e fica na altura das maçanetas. A traseira poderia ficar tão legal se fosse mais simples...
Honda, pra que esse extensor das lanternas? Pra que esse desejo de parecer com os carros da Volvo? E pior do que essa inspiração é se inspirar errado. Os carros da Volvo dão certo. Mas os Honda, como o CR-V e esse Fit, ficaram muito exagerados. O friso cromado também chama muita atenção para versões normais, se fosse só na esportiva, daí seria outra história.
O Fit, com essa traseira exagerada, chega em 2014 aqui no Brasil. |
A volta da ousadia é de se comemorar, claro. Porém, tá na hora da Honda voltar a surpreender positivamente, como foi com o New Civic e com o New Fit. Já disse isso e vou dizer de novo: a qualidade dos carros da Honda não estão em cheque, eles são excelentes. Mas design é sim importante. Ou não?
Com informações da Car and Driver e da Autoesporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário