Pagou R$ 85 mil numa Kombi Last Edition? Triste...
Quem diria que o adeus da Kombi ficaria manchado assim. (VW/Divulgação) |
Nos últimos dias, foram divulgadas informações sobre a prorrogação do prazo para a obrigatoriedade de todos os modelos serem equipados com airbag e ABS, o que deveria acontecer a partir de janeiro de 2014.
Segundo a medida original, em 2010, 8% dos carros novos deveriam contar com esses equipamentos que são extremamente básicos para a segurança de nossos carros, já preocupantes. A partir de 1° de janeiro de 2011 esse número subiu para 15% e, depois, para 30% no começo de 2012. Em 2013, por sua vez, 60% da produção e todos os projetos novos contaram com eles. A próxima etapa seria, justamente, a totalidade em ambos os casos.
Porém, como publicou o Autos Segredos, o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, declarou que o governo iria criar uma medida provisória para adiar esse limite. Portanto, o sindicato -- supostamente preocupado em perder cerca de 4.050 empregos com a desativação das linhas de montagem dos Volkswagen Gol G4 e Kombi -- propõe "um jeitinho brasileiro": que a obrigatoriedade na produção passe primeiro para 70% no ano que vem, aumentando em 2015 e chegando a 100% só em 2016.
Até então (terça-feira), tudo não passava de especulação. Porém, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que essa é sim uma possibilidade (diga-se de passagem, muito vergonhosa). Segundo ele, uma reunião será feita com a Anfavea (Associação de Fabricantes de Veículos Automotores) na próxima semana para se chegar a um consenso. O objetivo oficial é frear a inflação, já que os modelos terão um reajuste de preço. (Para exemplificar: a Fiat aumentou em pouco menos de R$ 1000 o preço do Palio com os equipamentos de série.)
"Possivelmente o governo vai adiar essa medida", Guido Mantega.
É aí que a coisa fica ainda mais esquisita: segundo os metalúrgicos, Fiat (que dará fim ao antigo Fiorino e ao Mille Fire) e VW estariam de acordo com a medida. O fato é que ambas as marcas já tomaram medidas para com o fim desses modelos. A VW, por exemplo, lançou uma série especial da Kombi por absurdos R$ 85 mil, além de ter montado toda uma campanha para o velório de seu modelo, com direito a testamento. E quem pagou esse valor exagerado por uma Kombi com pintura diferente? A tal da "Last Edition" não vai ser a última edição? Ou a VW vai devolver o dinheiro? Eu, particularmente, duvido...
Projetos mais modernos para quê? (Fiat/Divulgação) |
Enquanto isso, a Fiat gastou com o projeto do Novo Fiorino, apresentado nesse ano e que está chegando às lojas esse mês. A montadora italiana também venderá uma série especial -- que já está pronta -- para seu modelo com dias contados, a Grazie Mille. Será mesmo que essas marcas apoiam todo esse prejuízo? É por isso que a Anfavea está dividida, segundo o Estadão. Talvez, maior do que comprometimento no bolso, será o comprometimento em suas imagens -- o que pode ser ainda mais perigoso.
Segundo análise da Folha, toda essa possibilidade se deve a uma estimativa de recuo do mercado no ano que vem. O texto ainda cita a possibilidade da retirada do ABS e do airbag da lista de séries de modelos que receberam os equipamentos nesse ano, ou seja, eles voltariam a ser opcionais. Isso é o cúmulo, não?
O motivo da revolta é simples: o país demorou anos para aprovar uma medida que regulamenta equipamentos, como disse, básicos e, em dezembro de 2013, vem se cogitar adiá-la, sendo que ela entra em vigor em janeiro de 2014? E as marcas que já atualizaram seus projetos? E os compradores de séries especiais absurdas? E o respeito? Provavelmente, NENHUMA justificativa é válida.
Hoje em dia, quase todos os modelos já possuem pelo menos uma versão com ABS e airbag de série, as montadoras que darão adeus a alguns de seus modelos já se preparam para produzirem outros (a Volks, o Golf e o up!; a Fiat vem com uma nova fábrica inteira por aí, aumentou a produção do novo Fiorino e, provavelmente, fará o mesmo com a do Palio Fire, que ganhará novidades) e preço não é mais, por si só, fator decisivo de compra tendo em vista que temos sedãs no top cinco de vendas e quedas no segmento dos 1.0. Então, por que toda essa palhaçada logo agora?
O Autos Segredos organizou uma petição contra a medida:
http://www.avaaz.org/po/petition/Ministro_Guido_MantegaMinisterio_da_Fazenda_Nao_adie_a_obrigatoriedade_de_freios_ABS_e_airbags/?copy
[Com informações de Estadão, Autos Segredos e Folha de S. Paulo]
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