A
Retrospectiva do FVC continua. Você sabe o que é um
flop? É algo que fracassou totalmente, um grande fiasco. Aproveitando essa impressão de alguns acontecimentos automobilísticos de 2012, decidi colocar aqui também as decepções do ano, numa lista com nove posições (basta clicar em cada uma delas para ir ao seu respectivo post). Confira os itens e veja se você concorda ou não!
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A chegada do Fiorino Qubo e do Novo Doblò foi um flop da maior revista de carros do Brasil e uma decepção para nós. (Fiat/Divulgação) |
Parece que a Fiat desistiu de trazer para cá o moderno Fiorino Qubo, informação divulgada pela revista Quatro Rodas. Em vez de nacionalizar o modelo europeu, ela está trabalhando num projeto brasileiro, derivado do Novo Uno, seguindo a filosofia round square do hatch e traseira parecida com a do Doblò, além de tamanho maior e adoção do motor 1.4 EVO (ao invés do atual 1.3). Segundo Autos Segredos, a plataforma será mista, com a dianteira vinda do Palio e a parte traseira da Strada, e o projeto deve ser lançado em 2014. Com isso, as especulações sobre o Novo Doblò também vão por água abaixo; ele ainda chegará ao Brasil um dia, mas com certeza não foi no segundo semestre de 2012, como esperávamos.
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Chevrolet flopando sua própria identidade, não dá né? (Chevrolet/Divulgação) |
Quando a Chevrolet apresentou dois novos modelos com uma filosofia de design diferente da que vinha utilizando, ela conseguiu chamar atenção. Negativamente, porém. Ela acabou deixando modelos desatualizados antes mesmo do lançamento, como a Trailblazer e a S10 (que são utilitários e não seguiram a nova filosofia voltada exclusivamente para eles). É uma decepção para os mais entendidos de carro, com certeza, além de só mostrar que a identidade com as duas barras e o logotipo no meio foi um grande flop nos EUA.
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O Palio está fazendo sua parte, mas o Uno não. (Fiat/Divulgação) |
Nunca uma montadora esteve tão perto de destronar o todo-poderoso Volkswagen Gol. Tudo parecia certo para que o modelo alemão completasse 25 anos na liderança e, neste ano, a perdesse, graças à estratégia da Fiat com a sua dupla renovada de hatches de entrada, o Uno e o Palio. Mas não deu certo. O Uno flopou no ano e viu o Palio encostar em sua traseira. Bom para o irmão mais novo, mas não é o que a Fiat tinha planejado e, com isso, nenhum dos dois conseguiu destronar o Gol.
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Sim, este é um carro de 2012. (Toyota/Divulgação) |
No começo do ano, a
Toyota declarou que gostaria de deixar a cara de careta de lado,
apresentou o conceito NS4 (
que esteve no Salão) e uma nova identidade, em abril, no lançamento da nova geração do Avalon. Até estávamos botando fé, mas ela vai e mostra um
Corolla pior do que o atual, que já não é aquelas coisas. Ainda bem que, mais tarde, ela iria se recuperar,
com o Auris. Esperemos que esse
flop seja exclusivo do Japão.
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Dá medo. (Autoesporte) |
Ok, nós já esperávamos não receber o Novo Clio europeu, mas o que a Renault conseguiu fazer com o nosso Clio foi demais: ela o piorou. Sim, um carro que já não era grande coisa, ela conseguiu deixar pior. Olha essa frente horrorosa! Além de tudo, prejudicou a própria imagem dela e a linda filosofia de design que estreou justamente com o Novo Clio na Europa. Não tem personalização que salve o carro. E depois, vem me fazer suspense no comercial...
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Olha o Palio aqui de novo... A versão híbrida poderia fazer bastante barulho, se é que ela existe. (Fiat/Divulgação) |
É uma pena que Fiat não tenha levado a
versão híbrida do Palio para o Salão do Automóvel, ainda mais quando ela não tinha quase nenhuma grande atração em seu estande. O Palio poderia fazer um barulho grande, comparado a HB20 e Onix. Se bem que, pelo menos em vendas, ele surpreendeu: só saiu ganhando com a chegada dos dois modelos.
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O Veloster representa tudo aquilo de ruim que a Caoa passa à imagem da Hyundai, com as suas polêmicas. (Car And Driver) |
Acho que nem é preciso explicar por que esta é uma das maiores decepções de 2012, mas vamos lá:
com a chegada do HB20, a revolução dos coreanos chegou de forma plena ao Brasil, mas a
Caoa ainda é uma pedra no sapato no caso dos outros modelos. Com a qualidade dos carros e uma posição menos "fanfarrona" do que a da Caoa, a
Hyundai tem tudo para ser uma das melhores montadoras do Brasil, como já acontece em outros países.
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Celta, tão cansado... (Chevrolet/Divulgação) |
As primeiras informações a respeito do
Onix eram claras: com ele, o
Celta iria embora. Mas a Chevrolet mudou de ideia e adotou um discurso de que o modelo estava chegando para "substituir o
Corsa" (mesma tarefa do
Agile, aparentemente). Com isso, o Celta continua lá, defasado na gama da marca, já que até mesmo o
Prisma foi embora (e o
Classic passou a oferecer itens de segurança). Sem dúvida, uma decepção, já que esperávamos total reformulação da marca em 2012.
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Dá medo [2]. (Toyota/Divulgação) |
Semana passada,
falei que estava preparando um post especial para o Etios, e aqui está! Ele não é apenas um
flop ou uma decepção de 2012, ele é os dois! Primeiro porque é um Toyota totalmente falso: esqueça aquela qualidade no acabamento, boas peças ou um design conservador mas agradável (pelo jeito, só a mecânica se salva). Segundo porque o público percebeu isso: dos três grandes hatches lançados em 2012 (HB20, Etios e Onix), ele é o que está sendo menos vendido. E quando digo isso, a diferença não é pequena. Em novembro, por exemplo, ele ficou na casa das 1000 unidades, enquanto os outros venderem próximo das 8 mil unidades e
já entraram para o Top 10 do mercado (em dezembro, não será diferente). Portanto, não existe primeiro lugar mais apropriado do que esse.
E você, tem alguma decepção ou
flop para compartilhar conosco? Então, deixe nos comentários!
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