22 de mar. de 2011

Corolla muda (mas não significa que fica mais bonito), e ainda ganha novo motor


Novamente um modelo ganha uma reestilização que o deixa mais feio (este caso não é tão grave). Se a Honda fez com o Accord, por que não a Toyota fazer com o Corolla? Reestilizado, o modelo chega em sua versão 2012 com pequenas mudanças e um novo motor, tudo para se manter líder, ainda mais com a chegada de novos modelos, como Peugeot 408, VW Jetta, Renault Fluence, e mais tarde, Honda Civic.


A nossa reestilização segue a europeia, não a americana (mais esportiva, e bizarra). Com uma nova grade (maior), novos faróis (mais recortados) e novo para-choque (com mudanças nas entradas de ar e nos faróis de neblina), você só percebe se prestar bem atenção, mas está tudo ali.



Na traseira, temos novas lanternas (agora, sem partes laranjas e mais retas; de leds nas versões top), uma nova (e maior) moldura para a placa e novo para-choque (mais simples). As mudanças não são tão harmônicas, principalmente por aqui.


No interior, menos mudanças ainda: a padronagem dos tecidos dos bancos mudou e a parte superior do painel ficou mais escura. As versões XEi e Altis ganham entrada USB, e a última, top de linha, câmera de ré.


O motor 1.8, que tinha comando variável apenas na admissão, agora tem variação também na árvore de escape. As velas foram trocadas, os balancins passaram a ser roletados, os pistões receberam jatos de óleo para refrigeração e a taxa de compressão subiu de 10,0:1 para 12,0:1. Resultado: a potência aumentou de 136 para 144 cv (e) e de 132 para 139 cv (g). O torque também melhorou: foi 17,5 para 18,6 kgfm (e), e de 17,3 para 18,0 (g). O modelo também traz novo câmbio manual, de seis marchas.


O motor 1.8 pode equipar as versões XLi e GLi, tanto com câmbio manual, quanto automático. XEi e Altis trazem o 2.0, sem mudanças.


Nesta mudança, o conservador Corolla quis se tornar um pouco mais ousado (principalmente na traseira), mas (ainda mais agora) podemos notar concorrentes mais bonitos. Só que o Corolla tem outros benefícios que muitos concorrentes não têm... E duvido que ele perderá a liderança, a não ser com a chegada do Novo Civic.




Confira os preços do Corolla 2012:

  • Corolla XLi 1.8 16V Dual VVT-i (manual): R$ 63.570
  • Corolla XLi 1.8 16V Dual VVT-i (automático): R$ 67.570 
  • Corolla GLi 1.8 16V Dual VVT-i (manual): R$ 67.070 
  • Corolla GLi 1.8 16V Dual VVT-i (automático): R$ 70.570
  • Corolla XEi 2.0 16V Dual VVT-i (automático): R$ 76.770 
  • Corolla Altis 2.0 16V Dual VVT-i Flex A/T: R$ 86.570

Corolla 2012


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