22 de mar de 2011

Corolla muda (mas não significa que fica mais bonito), e ainda ganha novo motor


Novamente um modelo ganha uma reestilização que o deixa mais feio (este caso não é tão grave). Se a Honda fez com o Accord, por que não a Toyota fazer com o Corolla? Reestilizado, o modelo chega em sua versão 2012 com pequenas mudanças e um novo motor, tudo para se manter líder, ainda mais com a chegada de novos modelos, como Peugeot 408, VW Jetta, Renault Fluence, e mais tarde, Honda Civic.


A nossa reestilização segue a europeia, não a americana (mais esportiva, e bizarra). Com uma nova grade (maior), novos faróis (mais recortados) e novo para-choque (com mudanças nas entradas de ar e nos faróis de neblina), você só percebe se prestar bem atenção, mas está tudo ali.



Na traseira, temos novas lanternas (agora, sem partes laranjas e mais retas; de leds nas versões top), uma nova (e maior) moldura para a placa e novo para-choque (mais simples). As mudanças não são tão harmônicas, principalmente por aqui.


No interior, menos mudanças ainda: a padronagem dos tecidos dos bancos mudou e a parte superior do painel ficou mais escura. As versões XEi e Altis ganham entrada USB, e a última, top de linha, câmera de ré.


O motor 1.8, que tinha comando variável apenas na admissão, agora tem variação também na árvore de escape. As velas foram trocadas, os balancins passaram a ser roletados, os pistões receberam jatos de óleo para refrigeração e a taxa de compressão subiu de 10,0:1 para 12,0:1. Resultado: a potência aumentou de 136 para 144 cv (e) e de 132 para 139 cv (g). O torque também melhorou: foi 17,5 para 18,6 kgfm (e), e de 17,3 para 18,0 (g). O modelo também traz novo câmbio manual, de seis marchas.


O motor 1.8 pode equipar as versões XLi e GLi, tanto com câmbio manual, quanto automático. XEi e Altis trazem o 2.0, sem mudanças.


Nesta mudança, o conservador Corolla quis se tornar um pouco mais ousado (principalmente na traseira), mas (ainda mais agora) podemos notar concorrentes mais bonitos. Só que o Corolla tem outros benefícios que muitos concorrentes não têm... E duvido que ele perderá a liderança, a não ser com a chegada do Novo Civic.




Confira os preços do Corolla 2012:

  • Corolla XLi 1.8 16V Dual VVT-i (manual): R$ 63.570
  • Corolla XLi 1.8 16V Dual VVT-i (automático): R$ 67.570 
  • Corolla GLi 1.8 16V Dual VVT-i (manual): R$ 67.070 
  • Corolla GLi 1.8 16V Dual VVT-i (automático): R$ 70.570
  • Corolla XEi 2.0 16V Dual VVT-i (automático): R$ 76.770 
  • Corolla Altis 2.0 16V Dual VVT-i Flex A/T: R$ 86.570

Corolla 2012


Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)