21 de dez de 2011

Retrospectiva: Primeiras Impressões dos Lançamentos de 2011 [2º Semestre/Parte 1]

Chegamos ao 2º semestre na Retrospectiva do FVC (veja a parte um aqui). E ele foi bem mais movimentado do que o primeiro por aqui; foram seis lançamentos abordados, que serão divididos em dois posts. Nessa primeira parte, iremos falar dos novos Fiat vindos do México, o Freemont e o "Novo" Cinquecento, e o Chevrolet Cruze.

Veja toda a Retrospectiva de Lançamentos de 2011:
1º Semestre          |         2º Semestre / Parte 1          |         2º Semestre / Parte 2 

Em agosto, tivemos a chegada do "SUV da Fiat", que não é bem um SUV assim. O Freemont chegou para botar um ponto final na história de que a marca não sabe fazer carros caros, agora, se ele colocou um ponto final com sucesso ou não é capaz de sabermos somente daqui a um ano.
É que o SUV crossover estreou na metade do ano, então, a análise completa, de um ano no mercado, só poderá ser feita da metade do ano que vem para frente. Até agora, o carro vem falhando na sua meta, mas dá para dar um crédito por dois motivos: 1) "ele" falou o que TODO mundo queria para a Hyundai e 2) a falta de tradição da marca. Até agora, o Freemont estava vendendo de 500 a 600 unidades por mês, um pouco longe das 1.000/1.500 pedidas pela Fiat.
Fiat Freemont  
" Mostrar que a Fiat consegue produzir bons carros médios e caros: o objetivo de todos os últimos carros da marca, e todos falharam.  A Fiat precisa URGENTEMENTE fazer isso dar certo. "
Já o outro lançamento da marca, vende do jeito que ela queria. O 500 vindo do México, mais barato, está com fila de espera de cerca de dois meses em alguns lugares. Bem diferente da situação do Freemont e até do mesmo carro, mas nos EUA, como o FVC já falou.

No post do "novo" modelo, mostramos que o 500 mudou de foco ao ficar mais barato e que mostrou um potencial incrível de ser sucesso com a mudança de localidade.
Fiat 500 mexicano  
" A Fiat irá tratá-lo como se nunca tivesse vendido-o por aqui, o que, de fato, parece não ter acontecido; a marca nunca foi tão americana."
O outro lançamento que o FVC analisou foi a aposta mundial da Chevrolet, o super importante sedã médio Cruze. O sedã foi tão bem na análise que ganhou o título de "novo Corolla", por parecer (não visualmente) bastante com o perfil do sedã que virou sucesso e hoje é o líder do mercado. O Cruze segue a história de sucesso: em seu segundo mês de mercado, já assumiu a vice-liderança do seguimento, que tende a se estagnar por um tempo, depois da chegada do Novo Civic.
Chevrolet Cruze  
"  O Cruze é tipicamente americano, tendendo a agradar à maioria, mas como foi desenhado na Coreia do Sul, ganhou um toque ali e outro aqui de ousadia, o resultado é muito bom. " 
Nos vemos amanhã, com a segunda parte da Retrospectiva no 2º semestre de 2011!


Veja todas as Primeiras Impressões

Veja Também:

>> Retrospectiva: Primeiras Impressões dos Lançamentos de 2011 [1º Semestre]
>> Tweets da Semana: lançamentos de Cobalt e Palio, Carro do Ano e a Fiat "trollando" a Hyundai
>> Fiat e 500 estão tendo problemas nos EUA?
______________________________________________________________________________________

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)