29 de ago. de 2012

Toyota finalmente consegue empolgar no design com o Auris

O Auris é equivalente a um hatch do Corolla. (Toyota/Divulgação)
Dizem que se aprende com o erro, e parece que a Toyota está seguindo esta cartilha. A montadora japonesa já tinha percebido que seus carros estavam um pouco ultrapassados no design e, em abril, o próprio presidente disse que daria mais liberdade aos funcionários para criar carros mais ousados.

O problema foi na hora de mostrar um novo Corolla japonês, totalmente ultrapassado e bem feio, claramente um retrocesso. Porém, as primeiras imagens do novo Auris mostram que o caminho voltou a ser aquele que deu origem ao Avalon 2013, bem mais atraente.

27 de ago. de 2012

Start&Stop 006 // HB20 é revelado com sucesso

Essa semana não teve como não falar do HB20: primeiro porque UOL Carros flagrou o modelo totalmente sem disfarces (tudo bem que já sabíamos a linha que o desenho iria seguir com certa certeza) e, segundo, porque a marca deu início à campanha publicitária do modelo, evidenciando como tratará bem diferente os consumidores acostumados com o Grupo Caoa. Ainda sobrou espaço para o Gol comemorar mais um marco em sua carreira. Curta o FVC no Facebook e veja os drops do Start&Stop em tempo real!

Para quem ainda não percebeu, agora o blog tem uma página especial para todos os Start&Stop já publicados. Está no menu, no topo. Acesse lá e veja se você perdeu alguma seleção!

22 de ago. de 2012

Novo sedã da Chevrolet: novo motor, novo interior, novo design e... é o Prisma!

Frente é igual à do hatch; faróis terão detalhes azuis para dar ar futurista. (Vrum/Estado de Minas)

Em julho, foi publicado um post com atualizações a respeito do Chevrolet Ônix, com foco no hatch. Foi falado do visual, do seu público-alvo (e quem ele aposentaria ou não), além do nome (que agora, segundo o Autos Segredos também, deverá ser Ônix mesmo). Agora é a vez de falarmos do sedã fruto do mesmo projeto. A primeira coisa que chama a atenção é o fato da marca decidir não abandonar o nome Prisma, bem cotado com taxistas e consumidores no geral (que gostam do modelo por ele ter um bom custo e lembrar o Vectra no desenho), além disso, também vale notar o vazamento do interior de ambos os carros.

20 de ago. de 2012

Start&Stop 005 // Crias brasileiras rodando o mundo

Na semana que passou, dois modelos que têm uma ligação muito forte com o mercado (e público, por que não?) brasileiro tiveram seus nomes em notícias de uma promoção à mercados importantes, como o europeu e norte-americano, são eles o Cobalt (que já está confirmado no Leste Europeu, mas agora com motor 1.5) e o EcoSport (a Ford, porém, continua negando os novos rumos do jipinho). Além disso, tivemos a JAC enfim sofrendo com o novo IPI.

15 de ago. de 2012

Taxistas, comemorem: Santana está de volta; veja fotos sem disfarces

Santana mantém identidade, no geral, mas parece estar mais simples. (Autocar, reprodução de Autoesporte)
Em julho, a Volkswagen conseguiu liberar os polêmicos R$ 342 bilhões [Atualizado às 18h08: não bilhões, mas sim 342 milhões] de reais do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) dizendo que faria grandes investimentos no Brasil. Logo surgiu um papo (meio óbvio) de que o dinheiro seria para construir o Up!, o que, em parte, não deixa de ser verdade. O que ninguém esperava era a volta do Santana para competir com Nissan Versa, Fiat Grand Siena, Chevrolet Cobalt e companhia.

13 de ago. de 2012

Start&Stop 004 // Por quê os carros da Chrysler não voam e não têm rodas em ouro de série?

Um jornalista botando a boca no trombone sobre os preços dos Chrysler brasileiros e como uma marca de classe média americana se torna, segundo ele, de luxo no Brasil por conta dos impostos. E detalhe: o jornalista não é brasileiro. Sem dúvida, o comentário abalou a segunda-feira de muito gente, principalmente lá no Grupo Fiat (mesmo a marca assumindo essa posição antes mesmo de ser adquirida pela italiana). E ainda tem a Chevrolet, que foi acusada de causar a falência da Saab de propósito e achou uma solução para o Classic continuar vivendo assim, como está, mesmo com as novas leis de segurança.

11 de ago. de 2012

Toyota quer ser líder também no Brasil

A nova fábrica da Toyota, terceira no Brasil, custou cerca de 1,2 bilhão de reais e já emprega 1.500 funcionários.




Ultimamente a Toyota vem tendo altos e baixos, e esqueceu um pouco do Brasil com isso. As novidades foram pequenas e, quando apareciam, não tinham tanta cara de novidade como gostaríamos. Mas para se consolidar novamente na liderança mundial, contra GM e Volkswagen, foi preciso acordar para o Brasil. Só agora a montadora foi perceber, baseada em estatísticas, que as vendas do nosso país devem ultrapassar as do Japão (terceiro maior em vendas atualmente) até 2015, então, era bom se mexer para não perder.

7 de ago. de 2012

Novo C3 é um dos modelos mais competitivos já lançados pela Citroën no Brasil


O C3 está mais moderno e se junta à elite do segmento. (Citroën)
Um hatch de entrada, mas que tem em seu menor motor o 1.4, traz mais equipamentos do que o comum e tem um acabamento melhor: essa é a definição de um hatch compacto premium, da qual o C3 se aproveitou ao chegar por aqui, em 2003, e praticamente fundar o seguimento. Nove anos depois, chega ao mercado a nova geração do carro, que segue a mesma receita, só que com uma dose maior de fermento.

Start&Stop 003 // Os preços nem tão animadores do Etios


Essa semana tem a Volks misturando tudo no Touareg (calma, você vai entender), a nova Livina revelada e os preços (meio carinhos) do Toyota Etios. Para ver os drops do Start&Stop, é só curtir a página do FVC no Facebook! Ou ler o resumo aqui:

2 de ago. de 2012

Sonhe mais uma vez: Alfa Romeo pode estar com malas prontas para voltar

Uma coluna do site Autoestrada divulgou que a Fiat já bateu o martelo e trará a Alfa Romeo de volta ao Brasil. Esse, com certeza, é um sonho antigo de muita gente. Mas dá até medo publicar isso aqui no blog.

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)