O Bravo 2013 está mais competitivo, com câmbio atualizado e a beleza característica de sempre. (Fiat/Divulgação)
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A versão T-Jet (1.4 de 152 cv e câmbio manual de seis marchas), a verdadeira esportiva da gama, incorpora o teto solar Skydome como item de série. Para a Absolute nada muda. Já a Essence, a versão de entrada, ficou mais equipada ao ganhar os seguintes itens:
- Volante em couro com comandos do rádio;
- Apoia-braço central dos bancos dianteiros com vão refrigerado;
- Guarnições abaixo dos vidros e maçanetas cromadas.
Direção elétrica com dois modos de condução, ar-condicionado, rodas de liga aro 16, banco com regulagem de altura, volante com regulagem de altura e profundidade, vidros elétricos antiesmagamento (dianteiros e traseiros), piloto automático, sistema Isofix para cadeirinhas, chave canivete, computador de bordo, airbag duplo, freios ABS e rádio com CD/MP3 integrado ao painel já estão presentes na versão mais barata.
Versão Absolute, top da gama por enquanto, teve poucas mudanças. (Fiat/Divulgação)
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Reprodução da campanha publicitária (Quatro Rodas, maio)
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Se tem uma coisa que a Fiat errou com o Bravo foi em suas campanhas publicitárias, e ainda duas vezes (na de lançamento e, depois, na da versão T-Jet), assim como já fez em outros comerciais de carros mais caros, o que não ajuda na fama da marca. Felizmente, a situação mudou. Focada no público masculino totalmente, finalmente o Bravo tem um bom comercial no ar (desde a última sexta, 11 de maio), que brinca com a masculinidade e com o que um homem tem que ter na vida e em um carro. A criação é da Leo Tailor Made.
O relançamento do bonito Bravo também está acontecendo através da mídia impressa, em revistas como a Quatro Rodas. O anúncio diz: "Beleza, elegância, ousadia, e todos os seus amigos vão querer levar para casa", comparando o hatch com uma modelo. O novo slogan é "Bravo. Você com Tudo".
Câmbio Dualogic Atualizado
Com a linha 2013 do Bravo, a Fiat aproveita para lançar a atualização do câmbio automatizado Dualogic, chamado de Dualogic Plus. Querendo ser cada vez mais automático, o câmbio agora traz duas novas funções. Uma delas é a chamada de Creeping: assim que o motorista retirar o pé do freio, o sistema movimenta o carro lentamente, deixando para o motorista o único trabalho de manobrar o volante e o freio. Com isso, há mais facilidade e comodidade em manobras e arrancadas em rampas leves.
Já a Auto-Up Shift Abort é capaz de identificar o exato momento de uma retomada de velocidade e abortar, se for o caso, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada para disponibilizar mais torque e potência. A Fiat ainda não divulgou quando (e se) o Plus chegará à outros modelos da marca, mas creio que não há razão para algum deles ficar de fora.
Interior do Bravo é bem cuidado, e um dos melhores da Fiat. (Fiat/Divulgação)
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O câmbio Dualogic é de série na versão Absolute e opcional na Essence. O Bravo continua oferecendo apenas dois anos de garantia, melhor do que outros modelos da marca, mas pior do que concorrentes que oferecem entre 03 e 05 anos. O melhor? As versões Essence e Absolute mantiveram seus preços (e ficaram ainda mais vantajosas do que o Cruze Sport6), esperando a chegada da versão Sporting:
- Bravo Essence 1.8 16V - R$ 57.150;
- Bravo Essence Dualogic 1.8 16V - R$ 59.790;
- Bravo Absolute Dualogic 1.8 16V - R$ 66.830;
- Bravo T-Jet - R$ 71.950.
A Fiat mostra que está tentando fazer o Bravo embalar, com novidades e mais equipamentos, além de manter o preço e trazer uma nova versão para gama. Agora, é fazer o carro aparecer na TV e nas revistas e ver se ele consegue ser sucesso do nada, como o Freemont fez. Potencial, como já disse várias vezes, o Bravo tem, e ficar atrás do defasado Golf não dá mais, né.
Fonte: Fiat/Divulgação
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