A Nissan apresentou seu novo hatch global, o Note. O modelo foi pensado na medida para concorrer com o conterrâneo Honda Fit, que é bem conceituado, assumindo uma silhueta bem próxima do rival, que tem aquele jeito de monovolume. Parece que a hegemonia do japonês da Honda está prestes a acabar, pois a Nissan investiu bastante no carro, e o resultado final é bem agradável.
Ultimamente, a montadora não estava muito preocupada com o design (não é mesmo, Tiida Sedan e Versa?), mas ela sabe que um dos pontos fortes do New Fit é justamente esse e apresenta um resultado bem sólido nesse quesito. Não é nada espetacular, mas sabe quando você vai com a cara do carro? O exterior também segue uma espécie de filosofia ("Squash Line"), baseada no vinco lateral. Além disso, o design é preocupado com a aerodinâmica do carro. A preocupação foi tanta que a marca até produziu um vídeo com os bastidores do projeto, e você pode vê-lo aqui (em inglês).
O nome Note vem de uma minivan de 2005 que é vendida atualmente na Europa, e é bom ela se preocupar, porque após começar a ser vendido no Japão (a partir de setembro), o hatch vai para o velho continente em 2013, com possibilidade de chegar aqui no Brasil um ano depois, em 2014, utilizando motores 1.6 (do Versa) e 1.8 Flex, segundo Car And Driver.
Falando em motorização, o foco da Nissan nesse ponto não foi menos do que no design. A marca quer entregar um veículo que, além de prático e bonito, também seja eficiente e econômico. Para isso, além do motor do March, a Nissan aposta no downsizing, com um 1.2 de três cilindros turbinado que faz pouco mais de 25 km/l. Nada mal.
Se tem um ponto que pode fazer o Fit se sobressair é o interior. Como herda bastante coisa da linha March/Versa, o aspecto pobre dá uma grande vitória à seu rival, que conta com peças de acabamento melhor, ao invés de plástico duro para todos os lados. Porém, tudo parece ser bem desenhado e moderno.
Apesar dos problemas no interior, o Note tem tudo para ser um grande sucesso. Talvez, ganhe o título de "Fit um pouco mais pobre", mas dependendo do preço e da agressividade da marca, tem tudo para cumprir o seu objetivo com louvor e, até mesmo, deixar essa primeira impressão de lado.
Veja um vídeo feito no evento de apresentação do modelo:
[Nissan/Divulgação // Jornal do Carro // Car And Driver BR]
Nenhum comentário:
Postar um comentário