A nova fábrica da Toyota, terceira no Brasil, custou cerca de 1,2 bilhão de reais e já emprega 1.500 funcionários. |
Etios é o primeiro Toyota a ter opção de cor vermelha por aqui. |
Versão sedã contará apenas com motor 1.5; hatch também usará motor 1.3, ambos flex. |
A nova fábrica, apresentada nesta semana, em Sorocaba (interior de São Paulo) será responsável pela diferença nas vendas, com capacidade para produzir até 400 mil carros por ano. Porém, por enquanto, serão produzidos 70 mil, mesmo número da fábrica de Indaiatuba, a do Corolla.
"Esta família de compactos será responsável pelo plano da Toyota de se alinhar aos líderes no Brasil, pois levará o padrão de qualidade da marca a mais pessoas", Sunichi Nakanishi, presidente da Toyota Brasil.Com isso, podemos estimar que a Toyota pretende comercializar cerca de 5.500 Etios por mês, colocando o modelo à frente de Ford Ka e Chevrolet Agile. Por aproximadamente R$ 35 mil sem ar condicionado, com um design que não é tão... agradável e longe de ser um "mini Corolla", parece uma meta um pouco difícil. É por isso que a Toyota quis deixar claro que esse preço é apenas "uma ideia", e ainda pode sofrer alterações. Estou na torcida, mas a marca quer passar a imagem de que o Etios é um típico Toyota (o que ele não é) e que, pela qualidade da marca, deve custar um pouco mais caro.
O Etios brasileiro começou a ser produzido na quinta-feira (09/08). |
Mas na inauguração da fábrica nem tudo dizia respeito ao Etios. A marca também anunciou uma nova fábrica de motores, em Porto Feliz (também no interior de São Paulo) e confirmou a vinda do híbrido Prius, no 2º semestre, para agilizar incentivos do governo brasileiro, além de confirmar a presença do mesmo no Salão do Automóvel de São Paulo. Tudo para dobrar as suas vendas em até dois anos, e em dez, estar presente no mercado brasileiro tanto quanto as líderes. Mais uma para a Ford se preocupar?
[UOL CARROS // G1/AUTOESPORTE // TOYOTA // FENABRAVE]
Nenhum comentário:
Postar um comentário