Doblò virá para combater as minivans de sete lugares e mostrar que ficou BEM mais luxuoso. (Fiat/Divulgação) |
O Qubo é de 2009/2010 e tem um interior "adaptável" à nossa realidade, o que facilita sua vinda sem alterações. |
Segundo a revista Quatro Rodas de abril, a Fiat prepara para o segundo semestre a chegada inesperada de duas multivans: o Fiorino Qubo (terceira geração do modelo) e a nova geração do Doblò. É, realmente, de se esperar uma alternativa da marca à possível morte do atual Fiorino, com a lei do ABS e do airbag obrigatórios, o atual painel do Mille não suportaria as novidades. É verdade que utilizar o painel do Palio Fire seria viável e possível, mas se a marca realmente quer andar para frente, o Qubo seria um GRANDE avanço, e chegaria tanto na versão furgão quanto passageiros (!).
Uma das versões do modelo utiliza nomenclatura igual à da Strada: Trekking, é a globalização. (Fiat/Divulgação) |
Bem acima dele, chegaria o Novo Doblò, apresentado há dois anos na Europa. O modelo é bem recente para chegar ao Brasil, ainda mais tendo em vista que a reestilização do nosso Doblò aconteceu há pouco tempo, por isso, ele chegaria com um ar (e preço) um pouco mais caro, apenas em versões mais premium e com sete lugares, para se tornar uma alternativa para minivans, não matando o atual Doblò. E é bem verdade que a nova geração pode assumir esse posto, afinal, ela está muito mais requintada.
Sete assentos individuais e porta traseira com dois terços de área envidraçada: o Doblò deixará a aparência de carro para família e trabalho ao mesmo tempo. (Fiat/Divulgação) |
Mas as novidades para o Brasil não acabam por aí. Ainda de acordo com a revista, a tão sonhada picape média da Fiat, e que já virou lenda, pode se tornar realidade e, pasmem, não tem nada a ver com a Chrysler. Quatro Rodas diz que a marca se cansou de esperar e, depois de parcerias que não deram certo, pegou uma nova plataforma e equipou o modelo com um motor FPT 2.3 16V diesel (de 127 cv e 30,7 kgfm de torque) usado em Ivecos e Ducato (e vendido para o TAC Stark, "jipinho" brasileiro). A novidade pode chegar no fim do ano mas, tá certo que deve estar guardada a sete chaves, é meio esquisito ninguém ainda ter ouvido falar disso, o que coloca a informação em cheque, apesar de que é bom levar em conta que a revista tem tradição e é confiável.
Veja mais fotos dos novos Fiat Fiorino Qubo & Novo Doblò no Facebook do FVC!Outro projeto da marca italiana é um SUV/crossover compacto baseado no 500L. Como a Chevrolet terá o seu Enjoy e a Ford o EcoSport, a italiana está se armando para essa briga. Vale lembrar que este é um projeto europeu, portanto, não se sabe se virá para cá, mas as chances são grandes, afinal, a briga dos dois americanos se repetirá aqui (ainda com o Renault Duster) e há tempos a Fiat brasileira busca um candidato para participar dela. Cogita-se de que há um projeto acontecendo em Betim e que, possivelmente, ele deriva da mesma família de projetos que rendeu Novos Uno, Palio e Siena. Mas pode ser que esses dois sejam o mesmo carro, já que pouco se sabe. Porém, é praticamente certeza que a Fiat terá um carro do tipo por aqui.
Projeção do 500X, pelo menos por enquanto, é apenas especulação. |
A Fiat está cheia de novidades, sem sombra de dúvida. Eu sou um daqueles que pensou que esse ano seria mais tranquilo para a marca, mas pelo visto, uma reformulação onde ninguém pensava que precisava e, mais ainda, que ninguém sabia que iria acontecer, pode acontecer. O mais intrigante mesmo é a picape média, será que dessa vez vai? E será que a marca conseguiu guardar tão bem o segredo a ponto de ninguém tê-lo visto ainda? É esperar para ver...
Fontes: Quatro Rodas / Car and Driver / MotorDream
Nenhum comentário:
Postar um comentário