A versão Fiat do Dart será mais sóbria e "delicada". (JokeForBlog)
|
A versão da Fiat ficará ainda mais parecida com o Siena e com grade semelhante a da reestilização do Linea. (Chrysler/Divulgação e JokeForBlog)
|
A Fiat escolheu um nome "sem sal" para batizar a sua versão do imponente Dart, Viaggio ("viagem" em italiano), e não é a toa. Pelas primeiras imagens, podemos perceber que o Dart da Fiat é mais manso, calmo, dócil, fofinho... e por aí vai. Isso não quer dizer que ele é feio, apenas que perdeu a cara nervosa, o que até faz sentido, afinal, a Fiat não tem uma essência tão esportiva e invocada como a da Dodge.
Para ajudar nessa aparência mais calma, os faróis parecem menores, na frente e, ao invés de plásticos pretos e brilhantes (mais esportivos), o uso dos cromados é grande. Na traseira, a sobriedade veio através das lanternas, que perderam as luzes de freio que liga as duas peças no Dart, onde agora há um enorme friso cromado com o logo da marca. Além disso, a placa subiu para a tampa do porta-malas e as lanternas ganharam um novo layout interno, também com cromados.
Desenho interno das lanternas lembra do Novo Jetta; no detalhe, comparação com o Dodge Dart. (Fotos: JokerForBlog e Chrysler/Divulgação)
|
O que a Fiat mostra com o Viaggio (nome que pode sofrer alteração por aqui; se cogitou até Tempra), é que vem aí mais uma marca que conseguirá fazer boas alternativas para uma mesma plataforma, como já faz a Volks. O sedã, com poucas alterações, ficou com uma proposta bem diferente da versão Dodge. Só é preciso saber se, no Brasil, não haverá canabalização por conta de serem parecidos. Com o Freemont e o Journey a estratégia não parece ter dado certo, mas Viaggio e Dart têm uma arma: são muito mais atraentes, pelo menos, enquanto estão modernos, será que isso durará até 2014?
Faróis da nova minivan da Chevrolet são um misto de novos Ford, S10 e, no fundo, uma pitada de Agile. (Flagra: UOL)
|
Porém, a alegria durará pouco: primeiro que, na dianteira, a Spin virá com a tal grade bipartida e, possivelmente, desatualizada. Segundo, na traseira, as linhas remetem sim ao Agile e lembra-se bastante do conceito GPix (que deu origem ao hatch) ao prestar atenção nas lanternas do novo modelo, que deverá usar os atuais motores 1.4 e 1.8 (não o do Cruze) da GM. Quanto ao interior, ainda não sabemos nada, mas como bem observou UOL Carros, responsável pela divulgação das fotos, em breve teremos novidades, já que a fase é de pouca camuflagem.
Parece que a traseira será o ponto fraco do modelo. (Foto: UOL Carros)
|
Fontes: JokeForBlog // Car And Driver // UOL Carros
Nenhum comentário:
Postar um comentário