Você já deve saber que a Volvo é, provavelmente, a montadora mais preocupada com segurança. Isso chegou a tal nível que a marca anunciou que não quer NENHUM de seus carros envolvidos em acidentes a partir de 2020.
Para bater essa marca ousada (mas excelente, diga-se de passagem), a sueca criou três frentes para se focar: auxílio à condução noturna, auxílio em cruzamentos e detecção de animais.
No primeiro caso, se trata de um sistema que permitirá ao carro dirigir sozinho em congestionamentos a partir de informações recebidas por câmeras e radares no veículo, seguindo o carro da frente.
O segundo se baseia no City Safety, já disponível nos veículos da marca, que consiste em identificar a presença de pedestres e, se necessário, frear o carro sozinho. O auxílio em cruzamentos seguiria a mesma lógica: utilizando componentes de monitoramento do ambiente, o computador do veículo avalia uma situação crítica de cruzamento, como um veículo que passa no sinal vermelho enquanto o outro está fazendo uma conversão no local e, se preciso, age sozinho.
O terceiro item está sendo pensado para resolver um problema "caseiro". Na Suécia, 23% dos acidentes são resultados de quando motoristas desviam de animais na pista e colidem com o tráfego oposto. A solução seria uma evolução do próprio City Safety, que só funciona em baixas velocidades, e passaria então a operar em velocidade de estrada.
O sistema também deve passar a reconhecer animais e seus movimentos por meio de padrões pré-carregados, além dos pedestres atuais. O detector de animais poderia frear o veículo de 110 ou 120 km/h para 80 km/h, velocidade já mais bem "aceita" para os sistemas atuais agirem.
Junte tudo isso à segurança que já estamos acostumados (e itens como o airbag de pedestres, do qual já foi falado aqui no FVC) e a Volvo realmente poderá bater a sua meta, o que será histórico. E você, acha que a marca chega lá?
[ICARROS // VOLVO]
Para bater essa marca ousada (mas excelente, diga-se de passagem), a sueca criou três frentes para se focar: auxílio à condução noturna, auxílio em cruzamentos e detecção de animais.
No primeiro caso, se trata de um sistema que permitirá ao carro dirigir sozinho em congestionamentos a partir de informações recebidas por câmeras e radares no veículo, seguindo o carro da frente.
O segundo se baseia no City Safety, já disponível nos veículos da marca, que consiste em identificar a presença de pedestres e, se necessário, frear o carro sozinho. O auxílio em cruzamentos seguiria a mesma lógica: utilizando componentes de monitoramento do ambiente, o computador do veículo avalia uma situação crítica de cruzamento, como um veículo que passa no sinal vermelho enquanto o outro está fazendo uma conversão no local e, se preciso, age sozinho.
O terceiro item está sendo pensado para resolver um problema "caseiro". Na Suécia, 23% dos acidentes são resultados de quando motoristas desviam de animais na pista e colidem com o tráfego oposto. A solução seria uma evolução do próprio City Safety, que só funciona em baixas velocidades, e passaria então a operar em velocidade de estrada.
O sistema também deve passar a reconhecer animais e seus movimentos por meio de padrões pré-carregados, além dos pedestres atuais. O detector de animais poderia frear o veículo de 110 ou 120 km/h para 80 km/h, velocidade já mais bem "aceita" para os sistemas atuais agirem.
Junte tudo isso à segurança que já estamos acostumados (e itens como o airbag de pedestres, do qual já foi falado aqui no FVC) e a Volvo realmente poderá bater a sua meta, o que será histórico. E você, acha que a marca chega lá?
[ICARROS // VOLVO]
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