Todo mundo deve saber que a Volvo é um “pouco” preocupada com a segurança, mas a ponto de ofuscar uma lançamento com suas novas tecnologias? Sim, afinal, foi isso o que aconteceu no Salão de Genebra. A montadora sueca apresentou seu novo hatch, mas o que chamou a atenção mesmo foi o airbag para pedestres.
O Volvo V40 é a alternativa da marca aos outros hatches premium: Audi A3, BMW Serie 1 e o novo Mercedes Classe A (do qual já foi tema de um post do FVC). O jeito de C30 quatro portas e esticado, porém, não acrescenta muita novidade à gama da marca. É, mais ou menos, o que acontece com Punto e Bravo (aliás, a Fiat está aberta a negociações sobre uma possível parceria com a Volvo).
O V40 já vem com uma versão atualizada do City Safety e do Detector de Pedestres, com isso, o sistema monitora obstáculos e freia sozinho, evitando (ou minimizando) acidentes. A versão anterior funcionava com a velocidade limite de 30 km/h, mas agora até 50 km/h são suportados.
Mas, como se não bastasse essa tecnologia, o hatch foi apresentado também com o Airbag para Pedestre, mais um experimento dos “Laboratórios Volvo”. A bolsa fica posicionada no alto do capô e, ao inflar, atinge o para-brisa e o capô se ergue para amortecer o corpo. Tudo isso acontece em “milisegundos” antes do acidente acontecer, graças à sensores que calculam tudo antes.
Sim, a Volvo pode ter ofuscado a chegado do seu hatch. Mas foi por uma excelente causa, com uma invenção tão revolucionária como a de o carro poder freiar sozinho. Ah se todas as montadoras fossem preocupadas como a sueca… Obrigado, Volvo.PS: Quanto ao Volvo V40, ele é mais um carro sóbrio, completo e super-seguro da marca. Sóbrio como o A3 e bonito como os Serie 1 e Classe A, mas com inovações tecnológicas de segurança exclusivas, ele vale tão a pena quanto os concorrentes, e ainda deverá ser um pouco mais barato.
Fonte: Autoesporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário