Veja toda a Retrospectiva de Lançamentos de 2011:
Em 2011, o mercado brasileiro ganhou grandes lançamentos que deram o que falar. O FVC não falou profundamente de todos, mas os mais importantes (ou populares) ganharam destaque na seção Primeiras Impressões, que descreve a opinião do blog ao ver os novos modelos pela primeira vez.
Para quem não acompanhou, quer rever ou não viu todas, o blog faz uma Retrospectiva agora. Nessa primeira parte, os dois lançamentos abordados no 1º semestre: Peugeot 408 e Novo Renault Sandero.
No lançamento, o blog falou que as chances do novo sedã eram melhores contra o seu rival da Renault, o Fluence. O sedã da Peugeot começou feio nas vendas assim como o da marca do diamante, só que o rival está conseguindo surpreender ultimamente, com vendas de 1.500 para cima. Com isso, o Peugeot ficou com sensação de fracasso que, como mostra o post, não é tão justa assim.
Peugeot 408
"A Peugeot evoluiu diante do 307 Sedan, um carro sem graça, e oferece um sedã maior (que os concorrentes), barato e completo, uma boa opção."
Junto com o ar europeu, veio também um reposicionamento que começava a acontecer graças à versões mais caras. Aliás, uma coisa que se é de parabenizar é a "versatilidade" de preços e categorias em que o Sandero consegue concorrer. Se formos pegar Fiat e Volkswagen para um exemplo, o hatch da Renault atinge desde Palio e Gol até Punto e Polo, apesar de teoricamente ser da segunda categoria.
Renault Sandero
" Seu único ponto fraco é o visual, e é aí que seus concorrentes (a maioria) se baseiam. Ele já venceu esse tipo de briga (olha aí o Punto), será que ele vence de novo? "Chegamos ao 2º semestre na Retrospectiva do FVC (veja a parte um aqui). E ele foi bem mais movimentado do que o primeiro por aqui; foram seis lançamentos abordados, que serão divididos em dois posts. Nessa primeira parte, iremos falar dos novos Fiat vindos do México, o Freemont e o "Novo" Cinquecento, e o Chevrolet Cruze.
Em agosto, tivemos a chegada do "SUV da Fiat", que não é bem um SUV assim. O Freemont chegou para botar um ponto final na história de que a marca não sabe fazer carros caros, agora, se ele colocou um ponto final com sucesso ou não é capaz de sabermos somente daqui a um ano.
É que o
Fiat Freemont
" Mostrar que a Fiat consegue produzir bons carros médios e caros: o objetivo de todos os últimos carros da marca, e todos falharam. A Fiat precisa URGENTEMENTE fazer isso dar certo. "
No post do "novo" modelo, mostramos que o 500 mudou de foco ao ficar mais barato e que mostrou um potencial incrível de ser sucesso com a mudança de localidade.
Fiat 500 mexicano
" A Fiat irá tratá-lo como se nunca tivesse vendido-o por aqui, o que, de fato, parece não ter acontecido; a marca nunca foi tão americana."O outro lançamento que o FVC analisou foi a aposta mundial da Chevrolet, o super importante sedã médio Cruze. O sedã foi tão bem na análise que ganhou o título de "novo Corolla", por parecer (não visualmente) bastante com o perfil do sedã que virou sucesso e hoje é o líder do mercado. O Cruze segue a história de sucesso: em seu segundo mês de mercado, já assumiu a vice-liderança do seguimento, que tende a se estagnar por um tempo, depois da chegada do Novo Civic.
Chevrolet Cruze
" O Cruze é tipicamente americano, tendendo a agradar à maioria, mas como foi desenhado na Coreia do Sul, ganhou um toque ali e outro aqui de ousadia, o resultado é muito bom. "Esta é a última parte da Retrospectiva dos Lançamentos de 2011 (veja as outras duas aqui e aqui) que passaram aqui pelo blog, e talvez a que tenha os lançamentos que farão mais sucesso. Na continuação do 2º semestre, tivemos três lançamentos importantíssimos: Nissan March, Chevrolet Cobalt e Novo Fiat Palio. E ainda tem um bônus com mais dois modelos surpresas.
A Nissan, uma das duas marcas que mais cresceram no Brasil este ano, tem planos ainda mais ambiciosos, como o de pular cinco posições no ranking de marcas (saindo do 12º lugar para o 7º), e a sua arma para continuar crescendo foi apresentada em setembro.
O March tinha grandes chances de ser sucesso, como o FVC falou, e foi exatamente isso que aconteceu. Com Plano de Revisões agressivo, garantia de três anos, um bom preço e airbag duplo de série em todas as versões, o lançamento surpreendeu a própria marca, ultrapassando as 2 mil unidades no último mês.
Nissan March
" O March está no nível dos concorrentes, e se o consumo for o divulgado pela Nissan, aliado às boas arrancadas, o March surpreenderá."
O sedã é um excelente carro, para aqueles que não se preocupam com design. Se você precisa de um carro bonito, mas racional e com bom espaço, é melhor desistir, porque eu diria que essa opção (ainda) não existe diante dos sedãs com essas características: Cobalt, Logan e Versa.
Chevrolet Cobalt
" Acho que as coisas se complicaram para o Renault."
Exatamente como a Fiat planejou, você olha para o carro e simpatiza com ele, você realmente "apaixona-se de novo", e esse sempre foi o trunfo da marca: fisgar compradores pela emoção, com o design principalmente, o que não foi visto na última geração, problema, que como diz o post, foi mais do que bem resolvido.
Novo Fiat Palio
" O Palio cresceu, ficou bem mais bonito, ganhou itens modernos e o melhor: não mudou de preço."Bônus
Nissan Versa
Antes mesmo de ter seu lançamento anunciado, o FVC fez um post com as informações preliminares do Versa, que também atendia pelo nome Sunny. Aliás, esse segundo nome fez o blog errar, já que, segundo informações do UOL, esse seria o nome adotado no carro por aqui. Mas todo mundo erra, né.
New Fiesta Hatch
Caro. Se tem uma palavra que pode definir o novo lançamento da Ford é essa. Não é à toa que o carro vem naufragando em vendas (atingiu a 50º posição no ranking do mês passado), afinal, quem quer pagar preço de carro médio e levar compacto premium, hein Ford?
>> Veja todas as Primeiras Impressões
______________________________________________________________________________________