Retrospectiva 2011


Veja toda a Retrospectiva de Lançamentos de 2011:                                     
 1º Semestre          |         2º Semestre / Parte 1          |         2º Semestre / Parte 2 

Em 2011, o mercado brasileiro ganhou grandes lançamentos que deram o que falar. O FVC não falou profundamente de todos, mas os mais importantes (ou populares) ganharam destaque na seção Primeiras Impressões, que descreve a opinião do blog ao ver os novos modelos pela primeira vez.

Para quem não acompanhou, quer rever ou não viu todas, o blog faz uma Retrospectiva agora. Nessa primeira parte, os dois lançamentos abordados no 1º semestre: Peugeot 408 e Novo Renault Sandero.
Os franceses (e japoneses) da Renault-Nissan cresceram bastante, como já vimos nesse post. Mas e a Peugeot? A marca também é francesa e não vai tão bem das pernas como a conterrânea Renault, apesar de não ser nada tão ruim. O começo do ano marcou o lançamento do sedã 408 para a marca, que substituiu o (desarmonioso) 307.

No lançamento, o blog falou que as chances do novo sedã eram melhores contra o seu rival da Renault, o Fluence. O sedã da Peugeot começou feio nas vendas assim como o da marca do diamante, só que o rival está conseguindo surpreender ultimamente, com vendas de 1.500 para cima. Com isso, o Peugeot ficou com sensação de fracasso que, como mostra o post, não é tão justa assim.
Peugeot 408  
"A Peugeot evoluiu diante do 307 Sedan, um carro sem graça, e oferece um sedã maior (que os concorrentes), barato e completo, uma boa opção."
O outro lançamento abordado no 1º semestre foi o do Novo Renault Sandero, um dos responsáveis pelo grande crescimento da marca no nosso país em 2011. Na ocasião, o FVC disse que o compacto premium francês estava mais aceitável visualmente, e buscava se alinhar de uma forma melhor com os carros e a identidade europeia da Renault, já que lá ele é vendido por outra marca, a Dacia, ganhando um ar mais europeu.

Junto com o ar europeu, veio também um reposicionamento que começava a acontecer graças à versões mais caras. Aliás, uma coisa que se é de parabenizar é a "versatilidade" de preços e categorias em que o Sandero consegue concorrer. Se formos pegar Fiat e Volkswagen para um exemplo, o hatch da Renault atinge desde Palio e Gol até Punto e Polo, apesar de teoricamente ser da segunda categoria.
Renault Sandero  
" Seu único ponto fraco é o visual, e é aí que seus concorrentes (a maioria) se baseiam. Ele já venceu esse tipo de briga (olha aí o Punto), será que ele vence de novo? "
Chegamos ao 2º semestre na Retrospectiva do FVC (veja a parte um aqui). E ele foi bem mais movimentado do que o primeiro por aqui; foram seis lançamentos abordados, que serão divididos em dois posts. Nessa primeira parte, iremos falar dos novos Fiat vindos do México, o Freemont e o "Novo" Cinquecento, e o Chevrolet Cruze.

Em agosto, tivemos a chegada do "SUV da Fiat", que não é bem um SUV assim. O Freemont chegou para botar um ponto final na história de que a marca não sabe fazer carros caros, agora, se ele colocou um ponto final com sucesso ou não é capaz de sabermos somente daqui a um ano.
É que o SUV crossover estreou na metade do ano, então, a análise completa, de um ano no mercado, só poderá ser feita da metade do ano que vem para frente. Até agora, o carro vem falhando na sua meta, mas dá para dar um crédito por dois motivos: 1) "ele" falou o que TODO mundo queria para a Hyundai e 2) a falta de tradição da marca. Até agora, o Freemont estava vendendo de 500 a 600 unidades por mês, um pouco longe das 1.000/1.500 pedidas pela Fiat.
Fiat Freemont  
" Mostrar que a Fiat consegue produzir bons carros médios e caros: o objetivo de todos os últimos carros da marca, e todos falharam.  A Fiat precisa URGENTEMENTE fazer isso dar certo. "
Já o outro lançamento da marca, vende do jeito que ela queria. O 500 vindo do México, mais barato, está com fila de espera de cerca de dois meses em alguns lugares. Bem diferente da situação do Freemont e até do mesmo carro, mas nos EUA, como o FVC já falou.

No post do "novo" modelo, mostramos que o 500 mudou de foco ao ficar mais barato e que mostrou um potencial incrível de ser sucesso com a mudança de localidade.
Fiat 500 mexicano  
" A Fiat irá tratá-lo como se nunca tivesse vendido-o por aqui, o que, de fato, parece não ter acontecido; a marca nunca foi tão americana."
O outro lançamento que o FVC analisou foi a aposta mundial da Chevrolet, o super importante sedã médio Cruze. O sedã foi tão bem na análise que ganhou o título de "novo Corolla", por parecer (não visualmente) bastante com o perfil do sedã que virou sucesso e hoje é o líder do mercado. O Cruze segue a história de sucesso: em seu segundo mês de mercado, já assumiu a vice-liderança do seguimento, que tende a se estagnar por um tempo, depois da chegada do Novo Civic.
Chevrolet Cruze  
"  O Cruze é tipicamente americano, tendendo a agradar à maioria, mas como foi desenhado na Coreia do Sul, ganhou um toque ali e outro aqui de ousadia, o resultado é muito bom. " 
Esta é a última parte da Retrospectiva dos Lançamentos de 2011 (veja as outras duas aqui e aqui) que passaram aqui pelo blog, e talvez a que tenha os lançamentos que farão mais sucesso. Na continuação do 2º semestre, tivemos três lançamentos importantíssimos: Nissan MarchChevrolet Cobalt e Novo Fiat Palio. E ainda tem um bônus com mais dois modelos surpresas.
A Nissan, uma das duas marcas que mais cresceram no Brasil este ano, tem planos ainda mais ambiciosos, como o de pular cinco posições no ranking de marcas (saindo do 12º lugar para o 7º), e a sua arma para continuar crescendo foi apresentada em setembro.

O March tinha grandes chances de ser sucesso, como o FVC falou, e foi exatamente isso que aconteceu. Com Plano de Revisões agressivo, garantia de três anos, um bom preço e airbag duplo de série em todas as versões, o lançamento surpreendeu a própria marca, ultrapassando as 2 mil unidades no último mês.
Nissan March  
" O March está no nível dos concorrentes, e se o consumo for o divulgado pela Nissan, aliado às boas arrancadas, o March surpreenderá."
Se o March tem um rostinho bonito, o mesmo não se pode falar da nova aposta da Chevrolet, o Cobalt. Com uma frente que lembra a da 'Monstrana' (para se ter uma ideia de como vai o design brasileiro da marca), o carro não empolga de primeira. Mas segundo o texto, você consegue se acostumar e descobrir que o Cobalt pode ser uma boa opção diante de seu maior concorrente, o Renault Logan.

O sedã é um excelente carro, para aqueles que não se preocupam com design. Se você precisa de um carro bonito, mas racional e com bom espaço, é melhor desistir, porque eu diria que essa opção (ainda) não existe diante dos sedãs com essas características: Cobalt, Logan e Versa.
Chevrolet Cobalt  
" Acho que as coisas se complicaram para o Renault."
O lançamento que, literalmente, fechou o ano foi a nova (melhor não entrar em números, já que alguns defendem que essa é a segunda, e outros, a quinta) geração do Palio. A Fiat não conseguiu guardar segredo quanto ao projeto antes do lançamento, mas acho que a marca foi muito bem no seu apelo de trazer os antigos (e novos) compradores de volta.

Exatamente como a Fiat planejou, você olha para o carro e simpatiza com ele, você realmente "apaixona-se de novo", e esse sempre foi o trunfo da marca: fisgar compradores pela emoção, com o design principalmente, o que não foi visto na última geração, problema, que como diz o post, foi mais do que bem resolvido.
Novo Fiat Palio  
" O Palio cresceu, ficou bem mais bonito, ganhou itens modernos e o melhor: não mudou de preço." 
Bônus 
Nissan Versa
Antes mesmo de ter seu lançamento anunciado, o FVC fez um post com as informações preliminares do Versa, que também atendia pelo nome Sunny. Aliás, esse segundo nome fez o blog errar, já que, segundo informações do UOL, esse seria o nome adotado no carro por aqui. Mas todo mundo erra, né.

New Fiesta Hatch
Caro. Se tem uma palavra que pode definir o novo lançamento da Ford é essa. Não é à toa que o carro vem naufragando em vendas (atingiu a 50º posição no ranking do mês passado), afinal, quem quer pagar preço de carro médio e levar compacto premium, hein Ford?


>> Veja todas as Primeiras Impressões

______________________________________________________________________________________

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)